A Cultura Nerd e o Aprendizado de Idiomas

Parte 5 – Pequenas bocas, grandes olhos

Com a invasão e o sucesso dos animes na TV aberta, além, é claro, da proliferação dos clubes de animes e dos otakus, foi um processo natural e uma questão de tempo até que os mangás também começassem a receber uma versão nacional (natural em termos de mercado, mas “ao contrário” na ordem de produção para o mercado japonês, que primeiro recebe o mangá que, em caso de sucesso, é transformado em anime). Dezenas de títulos para serem lidos da direita para a esquerda (o que eu, com vergonha, admito: me incomodou tanto que parei na primeira edição de Sakura Card Captors e fez com que minha coleção de Dragon Ball virasse apenas um enfeite de prateleira) foram publicados no país. O sucesso do gênero no Brasil levou à produção do mangá brasileiro Holy Avenger (um mangá nissei?) e determinou a publicação da Turma da Mônica Jovem em traços no estilo oriental.

manga desenho

Assim como ocorre com os animes, a produção japonesa de mangás é gigantesca – ainda maior, na verdade, já que os mangás precisam de menos investimentos – e conta com números absurdos até mesmo para os padrões do mercado de comics americanos e estelares para o mercado brasileiro de quadrinhos (seja de comics, seja de mangá). Logo, assim como ocorre com os animes, milhares de títulos e séries continuarão disponíveis apenas no idioma original (talvez, sejam traduzidos para outra língua estrangeira, mas, com o tamanho da produção japonesa, é provável que um ou outro título exista apenas em japonês, de qualquer forma, isso não altera o argumento). É essa falta de acesso que constitui uma poderosa motivação, juntamente com o fascínio pela cultura – também despertado pelos mangás – para o aprendizado da língua japonesa.

Holy-Avenger

Como o público de mangás e de animes em geral se sobrepõe, essas duas formas de manifestação da cultura popular japonesa acabam se fundindo em uma única motivação para o aprendizado do idioma nipônico.

chronotrigger-sfc

Contudo, esses dois itens não são a única motivação nerd para o aprendizado do idioma da terra dos samurais. Outra grande motivação são os videogames. Embora os americanos tenham inventado o “RPG de mesa” (com Dungeons & Dragons) e os videogames, os japoneses é que se tornaram mestres em juntar as duas coisas. Criando jogos com histórias incrivelmente complexas e detalhadas, com muitos textos em japonês rolando através da tela. Embora os videogames estejam mais propensos a ganhar versões em inglês (apenas os principais títulos, mais recentemente, começaram a ganhar uma versão em português), muitos ainda continuam atraídos para o aprendizado do idioma original pelo acesso a jogos mais independentes. Mais sobre como os videogames podem ser excelente fonte de motivação e recurso para o aprendizado de japonês pode ser encontrado no post (de Onério Neto) sobre o assunto.

manga

Porém, esse tipo de motivação não se restringe apenas aos produtos da cultura nerd mais tradicional. Os nerds se diversificam, ganharam o mundo e saíram do porão de casa para fazer outras coisas. Além disso, com a popularização da internet (talvez, a coisa nerd mais bem sucedida da história) algumas características do modo de ser nerd se espalharam para diversas outras tribos. Levando isso em conta, praticantes de artes marciais, fanáticos pela cultura samurai e pela lenda dos cinco anéis, apaixonados pela cerimônia do chá, apreciadores do teatro kabuki, aficionados pela tradição das gueishas, todos podem, de uma forma ou de outra, em maior ou menor grau, serem considerados como fanboys ou fangirls (e, portanto, em um sentido mais lato e MGTC – Mistureba Geral de Todos os Conceitos, nerds), e ter em suas paixões e hobbies (sejam elas quais forem dentre os citados e de outros) poderosas motivações para o aprendizado da língua e da cultura da terra do sol nascente. Afinal, todos eles se sentem realizados e apaixonados por algo que foi, primeiramente, criado e pensado no idioma japonês e que, em muitos aspectos só pode ser compreendido, pelo menos no nível de detalhes exigido por sua paixão, quando se entende o japonês.

Comentários sobre A Cultura Nerd e o Aprendizado de Idiomas