A Gourmetização de Tudo – Aprender a Falar “Gourmet”

O que é gourmet? Segundo o Dicionário Michaelis francês – português

gourmet

gour.met
nm 1 degustador de vinhos. 2 pessoa que aprecia o refinamento em matéria de comida e bebida, gastrô-nomo.

Entretanto o termo gourmet tomou uma outra dimensão nos últimos tempos, adquirindo mais ou menos esse significado:

Hoje em dia o adjetivo francês passou a ser utilizado para produtos de produção limitada e diferenciada, com um design exclusivo, diferente, especial e arrojado. Em relação a gastronomia, são comidas feitas com produtos especiais. As  características únicas fazem com que o produto seja intitulado como produto de posicionamento “Premium”. Os produtos Gourmet são conhecidos por um valor agregado a mais e por serem diferenciados da concorrência.

Até ai tudo bem, se você quer comer algo diferente do comum que acha em todo lugar, o problema são as proporções disso, não só em relação a gourmetização de tudo, porém em relação aos preços absurdos que são cobrados. Muitos desses produtos ou comidas, não mudam muito da receita original, apenas recebem um “toque de requinte”, um nome em língua estrangeira, geralmente inglês ou francês (vale lembrar que a pronúncia do alimento gourmetizado deve ser pronunciado com exímia perfeição, mostrando a erudição do consumidor).

Um exemplo disso está abaixo. O famoso churros, sempre presente na nossa infância, até o Chaves comia. Agora está recheado com Nutella e possui FLAKES (vulgo granulado) de chocolate belga.

10404257_792572044134788_3394607700237367445_n

O avanço do gourmet parece não ter limites, e coisas simples e cotidianas passaram a ser gourmet, como água, isso mesmo, água.

enhanced-17336-1419004860-8

A internet não perdoa, e nas redes sociais há um exército anti-gourmet, que faz piadas a respeito dessa tendência, utilizando o RAIO GOURMETIZADOR. O chef escocês Gordon Ramsay condutor de reality shows, e que se notabilizou pela grosseria e rigidez com que tratava os participantes é o “super-herói” que cria as coisas gourmet.

Tudo pode ser gourmet. A clássica feijoada agora é “Beans com um blend de carne de cerdo”, a indígena tapioca agora é “Le Tapioquè”

a6x3f5efe0qf7glj45lufncl4

 

O carrinho de cachorro quente, agora é o FOOD TRUCK

enhanced-17935-1419005531-12

Você já está no mundo gourmet? Pretende entrar nesse mundo de novos sabores e exclusividade? Já afiou a língua para nomear e pronunciar os nomes do que irá comer? Veja como está seu nível em línguas estrangeiras.

Bônus:

Comentários sobre A Gourmetização de Tudo – Aprender a Falar “Gourmet”