img_logo_br

No texto anterior, vimos que após o jogo do Brasil muitos – jornalistas, jogadores, outros torcedores – criticaram a torcida que esteve presente ao jogo da seleção contra a África do Sul (no dia 07 de setembro) dizendo que a torcida (em questão) era formada exclusivamente por coxinhas. Mas, o que é um(a) coxinha?

 

No sentido literal, coxinha é o mais famoso dos salgados brasileiros. Salgados, para nós, brasileiros, são aperitivos ou pequenos snacks que, geralmente, se constituem de bolinhos fritos ou assados – com diversos formatos – recheados com carne, queijo ou outros ingredientes – os recheios de carne e queijo são os mais tradicionais dos salgados, porém, cada dia mais aumenta a diversidade de recheios utilizados, que podem vir a incluir carnes exóticas (avestruz), sabores típicos regionais (carne seca) e até alimentos vegetarianos (legumes e escarola).

 

Os salgadinhos estão amplamente presentes nas festividades e reuniões por todo o país (porém, em classes sociais mais elevadas são considerados como kitsch, na melhor, ou como símbolo de pobreza, na pior das hipóteses). Não se sabe ao certo de onde vieram os salgadinhos – ou pelo menos de onde vieram os salgadinhos mais populares no país – mas, assim como a cultura brasileira, os salgadinhos são considerados como sendo uma mistura (“salgadofágica”) de diversos pratos, de diversos povos e de diversas culturas (um pouco de origem portuguesa, um tanto de origem espanhola, outro tanto de origem árabe e uma pitada de raiz francesa).

 

A coxinha seria então um salgado feito com uma massa de farinha de trigo e caldo de galinha, envolvendo um recheio composto de carne de frango desfiada e temperada, às vezes, incrementado com queijo cremoso do tipo Catupiry. Essa massa é moldada em um formato semelhante ao de uma coxa de galinha (de onde retira o seu nome). Há alguns anos atrás, era moda colocar um palito no “bico” da coxinha – o que “representaria” o restante da pata da galinha – o que aumentava ainda mais tal semelhança. Porém, por praticidade, o palito parece ter caído da moda. O bolinho de massa, após ser moldado e recheado, é empanado com farinha de rosca e frito em óleo quente (geralmente em abundância).

 

Além de festas e confraternizações, os salgadinhos também estão presentes em lanchonetes. Se é possível classificar uma fast food – uma vez que o termo em si é um anglicismo – como tipicamente brasileira, essa seria a coxinha (disputando o posto com o pastel). Podemos dizer, então, que a coxinha possui um valor simbólico para o brasileiro semelhante ao que o hambúrguer tem para o brasileiro. Com a diferença de que a coxinha para nós sempre é um snack, não sendo, portanto, considerada como uma “refeição” típica.

 

Devido à popularidade da coxinha, de seu modo de preparo, nos últimos anos (nos quais cresce a exigência por uma alimentação saudável), a coxinha se tornou o grande vilão dos hábitos alimentares insalubres brasileiros.

 

No próximo post, vejamos como o salgado passou a ser usado como gíria (uma delas) e algumas teorias (nenhuma linguisticamente confiável) da origem de tal processo.

 

Comentários sobre A Coxinha na Lanchonete