Programa Ciências Sem Fronteiras, Estudantes Brasileiros Não Conseguem Ser Aprovados no Exame de Línguas

O sonho de qualquer estudante universitário de graduação ou pós-graduação no exterior. O contato com novas culturas, alunos do mundo todo, diferentes pontos de vista dos novos professores, novas tecnologias, etc. O programa  de mobilidade do governo federal, Ciências Sem Fronteiras (conhecido também como CSF) está levando milhares de brasileiros para países de todo mundo para que esses se qualifiquem internacionalmente. O programa  é uma proposta do governo federal que visa lançar as sementes para qualificar os futuros profissionais e pesquisadores brasileiros.

ciencia-sem-fronteiras

Um curso, ou parte de um curso acadêmico no exterior aumenta o valor do currículo do profissional, isso é fato. Entretanto muitos alunos não são aprovados por não atingir a pontuação necessária na proficiência linguística. Muitos estudantes que se candidatam ao CSF, escolhem Portugal como país destino de seus estudos, como uma maneira de escapar do aprendizado de uma língua estrangeira, contudo esse destino, Portugal, foi cancelado, forçando assim os interessados a ter que desenvolver suas capacidades linguísticas. 

A situação chegou a tal ponto que uma reportagem sobre esse fenômeno de alunos que são aprovados no programa e que não passam no exame de línguas da universidade foi ao ar na TV Globo essa semana.

ScreenHunter_46 Feb. 24 10.03

“… [Veja] a situação que vive hoje um grupo de bolsistas do programa. Eles saíram do Brasil sem conseguir a nota mínima exigida no teste de inglês. Mesmo assim, ganharam a bolsa do governo para se aperfeiçoar na língua estrangeira lá fora, por um período de três a seis meses, e depois tentar novamente a aprovação no teste que garante o ingresso na universidade. Como muitos ainda não conseguiram, correm o risco de ter que voltar para casa sem frequentar os cursos que escolheram.”

TV Globo – Bom dia Brasil – Edição do dia 21/02/2014

Para participar do programa de forma efetiva e sem sustos, o indicado é começar a estudar antecipadamente o idioma do país que se pretende mudar para fazer realizar o intercâmbio.

Holanda, Bélgica, França, Austrália, Canadá, Itália? Qual é a língua que você precisa aprender? Entre em contato com a Language Trainers Brasil. Tenha aulas com professores nativos na comodidade da sua casa, em turmas individuais ou em pequenos grupos.

cienciasemfronteiras(1)

Não deixe passar essa oportunidade que pode mudar sua vida, faça nosso teste de nível ONLINE GRÁTIS AQUI

Comentários sobre Programa Ciências Sem Fronteiras, Estudantes Brasileiros Não Conseguem Ser Aprovados no Exame de Línguas