A cultura francesa tem muitas características particulares que podem ser bem diferentes para o resto do mundo. Claro que todos nós já ouvimos diversos estereótipos sobre eles, como por exemplo, o fato de parisienses serem um pouco menos simpáticos com estrangeiros do que os franceses de outras cidades, ou até que eles não gostam de tomar banho. A realidade é que tudo é bastante relativo, é óbvio que não podemos generalizar, mas existem diversas curiosidades sobre a cultura francesa que você nem imagina. A Language Trainers Brasil decidiu te levar em uma viagem pela França com o intuito de descobrir melhor esse mundo tão peculiar e encantador que é o da cultura francesa.

1. O francês já foi idioma oficial na Inglaterra
Aposto que esse fato te deixou surpreso! É verdade. A língua inglesa teve muito mais influência da língua francesa do que o contrário. Isso ocorre porque o francês foi língua oficial na Inglaterra por cerca de 300 anos. Tudo isso graças a vitória dos normandos na batalha de Hastings, então a região foi ocupada até finais do século XIV. Podemos ver tal influência na maneira em que muitas palavras são usadas no inglês, claramente com influência francesa, como por exemplo “mousse”, “garage”, “résumé” e “restaurant”.

2. A Torre Eiffel é mais do que um ponto turístico
Quem já foi a Paris sabe que a Torre Eiffel é um dos locais mais deslumbrantes da cidade e o ponto turístico mais visitado do mundo. Sabia que, de quebra, a torre ainda tem uma utilidade? Pois é! Até hoje ela funciona como uma torre de transmissão radiofônica. Construída em 1889, o monumento foi projetado por Gustave Eiffel em uma comemoração do centenário da revolução francesa. Ela só não foi demolida em 1909 por conta da utilidade de ser uma torre de transmissão.

Eiffel_tower_from_trocadero

Foto via Wikimedia

3. A famosa expressão “sair à francesa” é utilizada na França como “sair à inglesa”
“Sair à francesa” no Brasil se refere a uma pessoa que vai embora de forma discreta, sem ser notada. Porém, vale ressaltar que os franceses não tem essa prática. Por isso, quando querem dizer que alguém vai embora discretamente, eles usam “sair à inglesa”. Será que os ingleses “retribuem” esse favor e usam esta expressão da mesma forma que a gente?

4. Para os franceses, o Natal pode ser chamado de Réveillon
Não é difícil de adivinhar que a palavra réveillon é francesa. Mas o que poucos sabem é que na cultura de lá, este vocábulo é utilizado também para o Natal. Além de ser usada para falar sobre a véspera do Ano Novo, também pode designar a ceia da véspera de Natal. Vale lembrar que, na prática, os franceses preferem usar “noel” para o Natal e “nouvel an” para o Ano Novo.

5. A França é o país que mais lucra com exportação de vinho
Espanha e Itália saem na frente da França se formos pensar na quantidade de vinho que é exportado destes países. A França perdeu essa posição nos últimos 3 anos. Porém, continua sendo o país que mais lucra com esta atividade. No último ano, o país atingiu, no valor de exportações, 8,2 bilhões de euros. Isso representa um crescimento de 6,7% em relação aos anos anteriores. Parece que não é só no espumante ou champagne que a França se destaca!
wine-1002439_1920A França é maravilhosa e o povo francês deve ser parabenizado por tantas coisas legais que já difundiram pelo mundo. Gostou de conhecer mais fatos sobre a cultura de lá? Então aproveita e faz um teste de nível em francês! É online e GRATUITO e você só vai levar alguns minutos. Depois, é só começar a estudar com a Language Trainers Brasil

Comentários sobre 5 Fatos Sobre a Cultura Francesa que Você não Sabia!