Encontros Poliglotas – Eles São Uma Maneira Efetiva de Não Perder o Contato Com Língua que Você Aprendeu

Uma das desculpas que muitas pessoas usam para não começar aprender uma língua ou mesmo dar prosseguimento ao que já aprendeu no que diz respeito a um idioma estrangeiro, é a falta de oportunidade de praticar o idioma. É muito comum ouvir: “Ah mas meu inglês está enferrujado” ou “meu espanhol está mais para portunhol”.

Uma das formas de manter ativa uma língua que já foi aprendida, ganhar mais fluência e conhecimento de vocabulário ou até mesmo aprender um pouco mais, é participando de grupos e encontros de pessoas que falam outras línguas.

Um desses poliglotas, é Leandro Afonso, natural de Brasília, programador, e que há cerca de 4 anos atrás mudou-se para a Califórnia, mais precisamente para o Vale do Silício, para abrir sua empresa de tecnologia. A empresa não obteve o êxito esperado por Leandro, e ele voltou para o Brasil. Já em Brasília, algo muito natural para os que voltam do exterior aconteceu: a necessidade de falar a língua que foi falada diariamente nos últimos meses ou anos, no caso de Leandro, o inglês.

Na capital do países ele encontrou um grupo de pessoas que se reuniam para praticar línguas estrangeiras, e mantê-las “frescas” na cabeça, aprender novas expressões, gírias, ganhar fluência, perder o medo de falar, entre outras razões que reuniam todos nesses encontros.

Leandro, então mudou-se para São Paulo e começou então a organizar o Clube do Poliglota São Paulo

Logo

O Clube Poliglota é um encontro onde as pessoas conversam em idiomas estrangeiros. O bate-papo flui de forma bastante espontânea e descontraída, mesmo quando os participantes não se conhecem. Lembrando que não são só brasileiros que comparecem aos encontros, porém estrangeiros que querem aprender português e também ajudar quem queira aprender sua língua nativa.

Os encontros são informais, e inicialmente eram realizado em cafés, contudo, segundo Leandro, devido ao grande número de participantes, os encontros agora são realizados em espaços mais amplos tal como auditórios, onde todos possam estar mais confortáveis.

E como funciona?

Leandro, recepciona (da maneira que pode, já que nesse momento ele está trabalhando sozinho) os que chegam para participar, e os separam em grupos, de acordo com a língua e o nível de cada um. O diferencial, segundo ele, é a maneira humana, respeitosa de tratar as pessoas, ajudando com que os que têm um pouco mais de timidez, supere essa barreira e logo, inicie a conversa com os outros participantes, independente de nacionalidade, opção sexual, credo, cor ou classe social.

Os encontros são ótimos lugares para fazer amizade, trocar de experiência, flertes e até mesmo fazer contatos de trabalho, já que é há pessoas de todos os tipos, lugares e idades reunidas.

Terceiro Encontro (Foto 1)

O último encontro, que foi realizado no dia 21 de fevereiro, aconteceu em um ambiente amplo e contou com cerca de 100 pessoas, e entorno de 12 línguas sendo faladas pelos que compareceram. Entre as línguas faladas, o inglês é sempre o mais procurado, só que não há motivo para se preocupar se o visitante não quer falar inglês porque há de tudo, desde alemão ao esperanto. Muitos viajaram do interior e do litoral para participar desse encontro  assim que ficaram sabendo do Clube do Poliglota pelas redes sociais.

De acordo com o organizador, o diferencial desses encontros é que além de praticar uma língua, os que visitam o clube, fazem contatos, trocam telefones, contatos de redes sociais, alguns tornam-se amigos e até planejam viagens juntos.

E qual é o futuro do clube?

Como dito antes, o Clube do Poliglota está baseado em São Paulo capital, porém, segundo Leandro, sempre há pessoas que lhe perguntam se há a possibilidade de haver um encontro em sua cidade.  Existem planos de expansão e um deles seria fazer encontros itinerantes pelo país, sendo organizados previamente por mídia sociais e pelo site do Clube do Poliglota, visitando várias cidades do Brasil onde existem pessoas sedentas por praticar uma língua estrangeira.

 Terceiro Encontro (Foto 3)

Como planos futuros adicionais, estão também em vista o “Ônibus do poliglota” que seria como os “Party Bus” tradicionais em algumas cidades, que um ônibus passeia por diversos pontos da cidade com uma happy hour dentro, no entanto, nesse caso seria com uma festa  em outros idiomas. Conjuntamente é estudado um projeto de imersão em outras línguas, como uma viagem de um fim de semana, não sendo apenas algumas horas de bate-papo, porém uma completa experiência internacional, com atividades e muita diversão.

Para mais informações sobre o Clube do Poliglota, visite a página na web, ou a fan page no Facebook. Para cursos de idiomas, entre em contato com a Language Trainers Brasil ou faça seu teste de nível on-line grátis.

Comentários sobre Encontros Poliglotas – Eles São Uma Maneira Efetiva de Não Perder o Contato Com Língua que Você Aprendeu