Como Usar o Google Tradutor como Ferramenta de Apoio

google-translate

Quem estuda línguas sabe que por mais que se estude sempre vai ser preciso alguns empurrãozinhos para escrever textos longos ou até mesmo traduzir frases. A verdade é que o vocabulário nunca será extenso o suficiente para dizer tudo que queremos, como somos capazes de fazer em nossa língua materna. Sabemos que a internet é uma ferramenta muito rica e que auxilia bastante nessa questão, mas isso vai depender se você sabe ou não utilizar os recursos disponíveis. Vão então algumas dicas de como utilizar o Google Tradutor:

Dicionário

Durante alguma leitura às vezes nos deparamos com palavras desconhecidas, ou que não temos certeza de seu significado, mas fique calmo, o Google Tradutor pode te ajudar! Coloque a palavra que não e entende e veja a tradução para o português, depois confira o contexto do texto que está lendo e veja se faz sentido, caso não, parta para o velho e bom dicionário. Lembrando que em alguns momentos ele te apresentará uma opção e em outros apresentará várias.

Expandir o vocabulário

O caso anterior também pode ser feito ao contrário, caso esteja escrevendo algo e não saiba alguma palavra para completar, utilize o Google Tradutor para relembrar ou até mesmo conhecer novas palavras. Para a língua inglesa essa ferramenta é altamente abastecida por diversas opções, cabe a você analisar qual se aplica melhor ao contexto que deseja, pois nem sempre a primeiro opção oferecida é a que melhor se aplica.

Conjugações verbais

Alguns idiomas, como o francês e o italiano possuem diversas formas verbais que às vezes nos confundem. Quando estiver em dúvida de qual forma verbal se aplica, use o Google Tradutor como conselheiro. Escreva a conjugação verbal em Português e veja o que ele te aconselha a usar. É claro que não se deve ter confiança em tudo, por isso não copie sem analisar antes, caso esteja obviamente errado, tente aplicá-lo em uma frase curta, de 3 a 4 palavras, e confira novamente.

translation-server-error-in-restaurant

Não traduzir textos

É importante lembrar que o Google Tradutor NÃO é um bom tradutor de textos. Jamais o utilize para traduzir textos ou frases com mais de 5 palavras. Os erros de sentido são muito comuns, por isso, se for traduzir algo, traduza você mesmo e confira as palavras que tiver dúvida, para evitar transtornos futuros. Essa é a maior crítica a essa ferramenta, e que a fez virar motivo de piada dentre os estudiosos de línguas em frases como “Esse texto parece que foi traduzido pelo Google Tradutor” quando a qualidade da tradução é obviamente baixa e apresenta vários erros.

Rodoviária-de-Natal

Na rodoviária de Natal os significados estão invertidos. Desembarque está em embarque e vice-versa

Como vimos, essa ferramenta online auxilia muito na tradução de palavras isoladas e formas verbais, nesses aspectos apresenta grande número de acertos. A principal vantagem dessa ferramenta é ser completamente grátis e poder ser acessada sem qualquer tipo de instalação. Um aspecto que é bom ressaltar, caso tenha domínio da língua inglesa, dê preferência para a palavra em inglês ser traduzida para outro idioma, pois devido ao site ser sediado nos Estados Unidos, o banco de dados relacionando a língua inglesa a outras é muito maior que da língua portuguesa a outras. Pudemos observar também que para se basear no Google Tradutor como auxilio é preciso ter um domínio mínimo da língua para conferir a veracidade das informações por ele passadas e com isso aproveitar melhor esse recurso. Portanto venha estudar na Language Trainers Brasil

Comentários sobre Como Usar o Google Tradutor como Ferramenta de Apoio