A língua portuguesa não está entre os idiomas mais usados no mundo. Para dizer em números, apenas 9 países tem o português como língua oficial (fonte), por isso ter o domínio de outra ou outras línguas se torna cada vez mais importante. O conhecimento de outros idiomas pode fazer toda a diferença no seu posicionamento no mercado de trabalho, além de ser um fator de impulso considerável tanto nos âmbitos intelectual como social.

O conhecimento de um segundo idioma beneficia em muitos outros meios além da comunicação, já que o indivíduo bilíngue poderá desfrutar de benefícios nos meios sociais, econômicos, profissionais e intelectuais, e a largo prazo.

Uma pesquisa feita pelo Jornal Globo no ano de 2013 mostrou que apenas 5% dos brasileiros dominavam o idioma inglês, e que o Brasil tem um dos piores índices de proficiência na língua inglesa do mundo, segundo pesquisa da escola EF Cursos no Exterior. Também há pesquisas que revelam que a diferença salarial para quem tem conhecimentos avançados ou é bilíngue na língua inglesa, no Brasil, pode chegar a quase 64% em cargos de supervisão, por exemplo.

Também é muito comum que profissionais brasileiros que vão trabalhar em outros países passem por dificuldades relacionadas ao idioma e acabem desistindo de suas careiras no exterior simplesmente pela barreira da língua. A dificuldade em se adaptar aos costumes locais ou a dificuldade com o trabalho a ser realizado são superáveis.

A principal pergunta aqui é: Como conseguir fluência em uma segunda língua? O estudo em escolas de idiomas e os intercâmbios, de trabalho ou estudo, são os caminhos mais comuns atualmente. Leia nossas 5 razões pelas quais você deve estudar no exterior.

Quanto mais cedo se inicia o estudo em uma língua estrangeira, melhor são os resultados pois segundo especialistas crianças são mais flexíveis para assimilar novos sons e significados, porém, adultos em geral são mais focados no estudo, o que faz com que or esultado alcançado no estudo de um idioma seja tão eficaz quanto. O que comprova que não existe época ou idade para começar a estudar uma nova língua, sem contar que na vida adulta a oportunidade de viver uma experiência de intercâmbio ou se relacionar com pessoas de outros países podendo assim colocar os conhecimentos teóricos em prática é muito maior.

Sabes mais de um idioma elimina barreiras e obstáculos culturais, profissionais e intelectuais. Uma pessoa bilíngue tem mais agilidade e flexibilidade em várias funções demandadas pelo pensamento que vão mais além da simples comunicação. Um segundo idioma também te proporciona a habilidade de compartir com outras pessoas a respeito de costumes e diferentes vivências, dando e recebendo aportes enriquecedores.

E por fim, no âmbito profissional o “saber um segundo idioma” é um verdadeiro atrativo na hora de se candidatar a um cargo, e sem sombra de dúvidas aumentará suas oportunidades neste trabalho, além da opção de crescimento dentro da empresa.

Com já diz o ditado, ser bilíngue vale por dois!

Comentários sobre A Importância De Ser Bilíngue