Canadá e Estados Unidos são dois locais com muitas semelhanças. Os dois países ficam geograficamente localizados na América do Norte – dividem a fronteira. As dimensões territoriais também são fatores que chamam a atenção – Estados Unidos é o quarto maior país do mundo enquanto o Canadá é o segundo. Mas uma característica que merece ser ressaltada é o fato de ambos os lugares falam a mesma língua, o inglês. Embora o Canadá também tenha o francês como um de seus idiomas oficiais, o inglês é falado na maior parte do território canadense.
DIFERENÇAS E SEMELHANÇASINGLÊS AMERICANO X CANADENSE

Pensando nisso, a Language Trainers Brasil decidiu decifrar um pouco melhor as diferenças e semelhanças encontradas no inglês falado nos Estados e o falado no Canadá. Para fazer esta análise, é importante considerar o fato de que por serem dois dos maiores países do mundo, o próprio inglês sofreu diferenças internas em cada território e isso influencia a forma de cada povo se comunicar.

Uma característica geral que pode ser observada é o fato de que os canadenses usam uma quantidade muito menor de gíria do que os estadounidenses, o que acaba tornando o inglês falado por lá um tanto quanto formal. Uns afirmam que o inglês canadense é bem mais semelhante ao britânico – por ter sido ex-colônia, outros acreditam que parece mais com o americano – por sua proximidade geográfica. Por último, existem outras pessoas que acham que o Canadá sofre influência tanto do inglês britânico quanto do estadounidense, por isso, acaba se tornando um mix dos dois.

Um exemplo disso é a palavra “cor “e “sabor”. Nos Estados Unidos, ela é escrita “color” e “flavor” e no Reino Unido, adiciona-se um “u” no final de cada vocábulo, “colour” e “flavour”. No Canadá, estas palavras podem ser escrita das duas maneiras, é facultativo. Já um exemplo de semelhanças do inglês nos dois países são as palavras “recognize” e “analyze”. Ambas são escritas com “z” tanto no inglês canadense quanto no americano. Outra diferença é que, em geral, os estadounidenses falam mais rápido do que os canadenses.

Design sem nome

Nos Estados Unidos, a palavra “centro” é escrita e pronunciada “center”. Já no Canadá, ela é pronunciada da mesma forma, mas escrita de maneira diferente, “centre”. Outra diferença é que os canadenses raramente usam a palavra “restroom” quando querem se referir a banheiros, eles usam “washroom”, diferentemente do americano.

Em geral, os americanos acabam evidenciando o uso das vogais, enquanto os canadenses não. Um exemplo disso é a pronúncia das palavras “cloud” e “about”. O estadounidense costuma pronunciar as vogais de forma mais clara, já os canadenses acentuam o som da letra “u”, esquecendo um pouco do “o”.

É importante destacar também o fato de que as expressões utilizadas em cada país são bem características. “Penny”, por exemplo, é famoso por ser o nome dado a moeda de 1 centavo canadense; outra expressão é a palavra “hoser” que tem o mesmo significado de “loser” nos Estados Unidos, entre outras coisas.

Gostou de descobrir mais sobre diferenças e semelhanças do inglês americano e do canadense? Mas saiba que para perceber tudo isso na prática, é preciso ter um inglês muito bom! Por isso, não perca tempo! Faça um teste de nível online e GRATUITO na Language Trainers Brasil e venha estudar com a gente!

Comentários sobre Diferenças e semelhanças do inglês canadense e do americano