Sabemos que todo idioma é extremamente importante para a manutenção da identidade cultural de cada povo. Atualmente, mais de 6000 línguas são faladas ao redor do nosso planeta. O que muito gente não sabe é que existe um dia internacionalmente reconhecido para homenagear todas as línguas maternas do mundo. E este dia é hoje, isso mesmo, 21 de fevereiro!

Design sem nome

Photo via Flickr

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 1999, quando foi reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas que aconteceu naquele ano. E então a questão que fica é: Por que decidiram criar esta data? O episódio que deu origem a este dia aconteceu em 1948, especificamente no Paquistão. O governo do país declarou que o urdu seria o idioma oficial. Com isso, a parte leste do Paquistão (atual Bangladesh) começou a protestar contra este fato, já que a língua predominante naquela região é o bengali. Os protestos continuaram por alguns anos, até que em 21 de fevereiro de 1952, universitários e ativistas políticos foram mortos pela polícia ao lutarem pelo reconhecimento do bengali na região. O ato se transformou em símbolo da defesa das línguas maternas, e desde 1952 que o Paquistão comemora 21 de fevereiro como o dia do movimento das línguas.

Agora que você já conhece um pouquinho mais da história desta data tão especial, vamos discutir o porquê a preservação das línguas maternas é tão importante na nossa sociedade.

Todos os povos tem uma identidade cultural muito específica, baseada principalmente no idioma. Como já dizia o ganhador do prêmio Nobel da Paz e ex presidente da África do Sul que lutou contra o regime do Apartheid na região, Nelson Mandela – “Se falares a um homem em uma linguagem que ele compreenda, a tua mensagem entra na sua cabeça. Se lhe falares na sua própria linguagem, a tua mensagem entra-lhe diretamente no coração.” E Mandela estava certo. As línguas maternas estão estreitamente ligadas com o coração e com a nossa identidade como ser humano. Isto é, o local em que crescemos, em que começamos a perceber a vida, e principalmente, quando começamos a nos comunicar com as pessoas e a desenvolver as nossas aptidões pessoais.

LT Blog Lingua Materna 1

Photo via Wikimedia

A história de todos os povos está diretamente e intimamente ligada com a história de cada idioma (inclusive porque a maioria das documentações históricas de cada país está na língua materna de tal). Portanto, é essencial preservar a história e a memória de todos os povos através dos idiomas maternos. O nosso planeta é um lugar extremamente diverso e multicultural e tal característica pode e deve ser preservada, já que a beleza do mundo está justamente no que é diferente. Viva o Dia Internacional da Língua Materna!

É claro que ter orgulho e preservar o seu idioma materno não exclui o fato de que para se comunicar com essa infinidade de culturas que temos no mundo, é preciso falar pelo menos um outro idioma. E a Language Trainers Brasil está aqui para te ajudar nesta empreitada! Escolha a língua que quer estudar e faça um teste de nível on-line e GRÁTIS! Venha aprender conosco!

Comentários sobre Viva o Dia Internacional da Língua Materna!