A linguagem neutra ou não-binária significa inclusão de gênero?

Queridxs amigxs, sejam bem-vindxs ao blog da Language Trainers!

A inclusão de gênero é um tema que está sendo posto em prática em instituições de ensino, empresa públicas, privadas, e programas políticos. Hoje, vemos uma mudança evolutiva, em especial nos países mais desenvolvidos, em relação a essa inclusão social.

A igualdade de gênero (ou género em Portugal) é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar de ter surgido como tema apenas em 2015, para a Agenda 2030, felizmente, continua a ser um debate atual e importante para a construção da sociedade em geral e com impacto significativo na comunidade local e desenvolvimento da economia a nível mundial.

A linguagem neutra ou não-binária significa inclusão de gênero?

 

Queridxs

Exemplo de como a linguagem neutra é usada hoje em dia.

Uma das coisas mais comuns na internet é encontrar o “x” no lugar de letras que sejam indicativas de gêneros. Um exemplo ocorre na seguinte frase: “A entrada de alunxs é proibida”. Logo, o x pode substituir o “a” ou o “o”, que indicariam gênero na língua Portuguesa.

Primeiramente, para responder a esta pergunta, precisamos compreender o que significa esse tipo de linguagem.

Linguagem Neutra ou Não-binária

Essa modificação, que tem ocorrido principalmente no mundo da internet, é chamada de linguagem neutra ou linguagem não-binária. Ela foi criada para que não haja uma diferenciação de gênero na linguagem escrita e tem sido muito defendida por diversos movimentos de inclusão social.  

A ideia principal é a de desconstruir o sentido de que as palavras são binárias, ou seja, são masculinas ou femininas. A partir de tal desconstrução, utilizar uma linguagem que seja mais inclusiva para a nossa sociedade, que cada vez mais, revela-se com pluralidade e diversidade, sem distinções, e cada vez mais, com maior inclusão de gêneros. 

Caro(a) Fulano(a)

A língua portuguesa, por regra, utiliza as formas masculinas, e as formas femininas acabam por se tornar pontuais. Se essa regra já “exclui” o gênero feminino, imaginem pessoas que não se identificam nem com o masculino e nem com o feminino? Essas pessoas, são chamadas de indivíduos não-binários, daí a origem deste tipo de escrita.


Linguagem neutra ou não-bináriasignifica inclusão de gênero-

 “X”, “@”, “e”

O “x” não é a única letra usada na linguagem neutra. Diversos recursos são usados com a intenção de incluir indivíduos, como por exemplo o uso de termos neutros e voz passiva ao se referir a palavras de gênero. Outra maneira de escrever com esta linguagem é a criação de novas palavras, formando neologismos. Os termos mais comuns são utilizados em palavras que designam gênero, os “o” e “a” são substituídos por “x”, “@” ou “e”.

Inclusão Social


Tais mudanças podem estimular a inclusão social, que ainda nos dias de hoje, está muito desigual. É claro que um idioma não vai sofrer uma mudança tão drástica assim de uma hora para outra. Mas uma pequena alteração como essa, já pode ser considerada um grande avanço no caminho para a igualdade de gêneros.

A mudança na língua e a comunicação

Alguns críticos acreditam que uma língua deve ser utilizada com o intuito de facilitar a comunicação entre os seus indivíduos, e que a linguagem não-binária apenas dificulta essa comunicação. Defendem ainda que a funcionalidade de um idioma deve ser prioridade e que a manutenção de formas masculinas predominantes são necessárias para o funcionamento do português.

Entretanto, as línguas e os idiomas estão em constante mudança. Nenhum idioma é igual ao que era quando surgiu, e isto se deve ao fato de que a língua é viva, acompanha um povo ao longo dos tempos, expressa uma maneira de organizar o mundo em nomes e estruturas lingüísticas, muda e reinventa-se com a sociedade.

linguagem neutra

Traduçao: “Se você está em um banheiro público e achar que o gênero de um estranho não combina com a placa na porta, então siga os seguintes passos: 1. Não se preocupe, eles sabem melhor do que você.” / Foto via Flickr

Língua não binária e os deficientes visuais

O único problema encontrado na linguagem não-binária é a falta de adaptação para os deficientes visuais. Muitas vezes, os mesmos utilizam aplicativos de acessibilidade na internet que transformam palavras em áudios, como uma leitura automática. Quando os dispositivos encontram palavras como “el@s” ou “outrxs”,  não fazem o reconhecimento e portanto, não as transformam em áudio, dificultando a compreensão.

Quem nos acompanha já percebeu que as diferenças aqui na Language Trainers, sejam elas culturais ou outras, são sempre bem-vindas!

Portanto, se a linguagem neutra faz com que muitas pessoas se sintam mais incluídas na nossa sociedade, que mal há em utilizá-la?

A Language Trainers é contra todo, e qualquer tipo de preconceito ou discriminação, aqui todos sempre serão bem-vindos!

Quer estudar qualquer idioma conosco? Faça uma aula experimental online GRATUITA e mergulhe em um mundo novo de conhecimentos!

Curta as nossas redes socias e fique sempre por dentro das novidades!

Instagram

Linkedin

Comentários sobre A linguagem neutra ou não-binária significa inclusão de gênero?