Páscoa e Easter – Saiba a origem da Páscoa

A Páscoa é uma festividade celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte (outono, no hemisfério sul). Na busca pela origem do nome, nos deparamos que, como no português, a palavra Páscoa em muitas línguas origina-se do hebraico Pesah. Em espanhol a festa se chama Pascua, os italianos chamam de Pasqua , os franceses de Pâques.  Influenciou também em outras línguas também mundo a fora

Captura de tela 2014-04-16 às 13.08.52

O significado de Pesah é passagem. Para os judeus, a Páscoa é a celebração da libertação e o êxodo do povo de Israel dos domínios egípcios. Lembram a passagem do anjo que poupou os primogênitos das casas que estavam marcadas com sangue de cordeiro sacrificado. Diferentemente, os cristãos, celebram a páscoa para relembrar a ressurreição de Cristo, sua passagem da morte de para a vida depois de três dias da crucificação.

Por outro lado, a tradução de Páscoa para o inglês é Easter e em alemão é Ostern e não tiveram o sentido original da palavra hebraica, mas do anglo-saxão (ou inglês antigo). A origem desse termo pode ter vindo da deusa Eostre (ou Ostara) que representava a fertilidade e renovação da vida. O nome dessa deusa é relacionado com aurora, ou os primeiros raios de sol da primavera, há estudos que relacionam sua origem a deusa grega Eos, do amanhecer.

images

O período do mês de abril e a chegada da primavera eram quando se faziam homenagens à deusa e era chamado de Ēosturmōnaþ  ou “mês de Eostre”. Os símbolos dessa deusa eram o ovo e a lebre ou o coelho. O ovo é símbolo de vida e fertilidade em várias culturas.  A lebre era um pássaro que tinha botado ovos, transformado em lebre por Eostre a pedido de crianças. A lebre ficou encarregada de distribuir ovos pintados pelo mundo. Para lembrar o ato de interferir no livre-arbítrio de alguém (no caso do pássaro), a deusa entalhou uma lebre na Lua que pode ser vista por nós.

A Páscoa como se conhece comumente hoje, veio com a incorporação da Igreja Cristã a certos costumes pagãos no ano de 325. Foi determinada a data como conhecemos hoje ao incorporar o significado da passagem do inverno para a primavera com a passagem da vida para a morte e a figura do ovo foi incorporada e as pessoas passaram a pintar ovos com figuras religiosas para trocar entre si.

download

*O ovo de chocolate só surgiu com uma ideia dos franceses, no século XVIII.

Gosta de culturas de países do mundo? Gostou da história? Por que não aprender uma língua nova com a Language Trainers Brasil

Faça um teste de nível grátis e sem compromisso!

Comentários sobre Páscoa e Easter – Saiba a origem da Páscoa