Mito ou realidade: As mulheres tem maior facilidade na aprendizagem de idiomas?

MITO OU REALIDADE-As mulheres tem mais facilidade no aprendizado de idiomas-O dia 8 de março é mundialmente conhecido como o dia internacional das mulheres. Essa data teve origem graças aos movimentos feministas (principalmente os dos Estados Unidos e Europa) para conquistar melhores condições de vida e de trabalho na sociedade, como também a reinvindicação ao direito ao voto.

Os anos foram se passando e a data era comemorada em meados de fevereiro ou março. Até que uma manifestação de mulheres na Rússia foi duramente reprimida no dia 8 de março. A partir daí, a data se tornou um símbolo de luta para todas as mulheres. Atualmente, o dia perdeu o real significado, e é visto mais como uma data comercial para vender rosas e chocolates e homenagear as mulheres.

Pensando nesta data e em todas as mulheres da nossa sociedade, a Language Trainers Brasil resolveu abordar um assunto muito polêmico. Existe uma lenda de que as mulheres tem maior facilidade com ciências das linguagens e idiomas, enquanto que os homens tem maior aptidão para ciências matemáticas e exatas. Mas será que isso é verdade? Vamos aos fatos para entender melhor a existência dessa lenda!

Em meados do século XIX, era muito comum que jovens mulheres, pertencentes a burguesia (uma pequena parte da sociedade), aprendessem línguas modernas. Uma moça “prendada”, como diziam na época, deveria saber falar outros idiomas para cultivar a inteligência como um todo.

We_Can_Do_It!

Photo via Wikimedia

A presença de mulheres nas escolas superiores de letras e ciências das linguagens ainda é maior do que a de homens, mas isso se deve também ao fato de que as mulheres aprendem a ler e a escrever mais cedo, e já foi comprovado de que elas tem maior eficiência ao executar tarefas relacionadas a palavras e significados.

De acordo com um ranking internacional de proeficiência em inglês, o número de mulheres que falam inglês é maior do que o dos homens se pensarmos em termos globais – Mulheres 53,97% e Homens 52,38% – e na América Latina – Mulheres 50,70% e Homens 50,36%. Mas quando falamos de Brasil, as coisas mudam, as mulheres representam 50,11%, enquanto os homens 51,02%.

Normalmente, as mulheres querem aprender novos idiomas pelo prazer do aprendizado e para o desenvolvimento pessoal. Neste processo, elas utilizam mecanismos diferentes que os homens. Elas tendem a fazer mais associações, isto é, relacionar a escrita com a leitura e a pronúncia com os elementos da linguagem. Enquanto os homens se interessam por novas línguas, majoritariamente, por motivos de trabalho, e eles tendem a focar o aprendizado com apenas um método, e não fazendo várias associações linguísticas.

Por mais que existam indicativos de que as mulheres tem mais facilidade na aprendizagem de idiomas, não existe nenhum fato científico que comprove 100% que isso é verdade. O fator mais importante para determinar a eficiência no aprendizado de novos idiomas é o meio em que a pessoa se insere. Portanto, nada provado.

Se você é mulher ou homem, não importa! Não perca tempo! Venha aprender novos idiomas com a Language Trainers Brasil! Escolha a língua que quer estudar e faça um teste de nível on-line e GRÁTIS!

Comentários sobre Mito ou realidade: As mulheres tem maior facilidade na aprendizagem de idiomas?