img_logo_br

Algo pra lá de curioso aconteceu com a origem da expressão Amigo da Onça, algo quase tão curioso quanto o comportamento dos indivíduos que ela denota. A expressão teve origem no nome do personagem de uma tira que foi publicada na extinta revista O Cruzeiro de 1943 a 1972 (a partir de 1962, não mais traçada pelas mãos do criador, Péricles de Andrade Maranhão, falecido no ano em questão). A expressão foi adicionada ao vocabulário popular e sobreviveu ao personagem. Mais do que isso, muitos a utilizam sem nem jamais ter conhecimento da existência do personagem que lhe deu origem. O personagem, por sua vez, teve sua origem em uma piada da época:

 

Dois caçadores conversam em seu acampamento:
— O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
— Ora, dava um tiro nela.
— Mas se você não tivesse nenhuma arma de fogo?
— Bom, então eu matava ela com meu facão.
— E se você estivesse sem o facão?
— Apanhava um pedaço de pau.
— E se não tivesse nenhum pedaço de pau?
— Subiria na árvore mais próxima!
— E se não tivesse nenhuma árvore?
— Sairia correndo.
— E se você estivesse paralisado pelo medo?
Então, o outro, já irritado, retruca:
— Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?

Eu não era nascido na década de 60, mas acredito que muitos daqueles que liam as tiras do amigo da onça não faziam ideia da origem do nome do personagem (e a pesquisa podia ser demorada uma vez que o google não existia), do mesmo jeito que hoje muitos usam a expressão sem conhecer o personagem. O personagem sobreviveu a piada, a expressão sobreviveu ao personagem. Mas, afinal, o que é o amigo da onça?

 

Amigo da onça, o genérico e não o personagem, é aquele amigo que te coloca em uma fria, em uma enrascada, enfim, usando uma expressão para explicar uma expressão, em uma saia justa.

 

Tome cuidado, pois o amigo da onça nem sempre é um traidor. Há aqueles amigos da onça que agem como tal por inocência, desatenção ou mesmo para fazer aquela saudável brincadeira que se costuma chamar de zoação.

 

Enfim, é preciso tomar cuidado para não confundir os conceitos: nem todo amigo da onça é traíra, mas todo traíra é amigo da onça.

 

Quanto a origem e o sentido do traíra, como bom amigo da onça, deixarei para o próximo post.

 

Comentários sobre Amigo da Onça