person-690245_1920A Índia é, sem dúvida, um país que vale a pena conhecer. Tanto por sua cultura um tanto quanto rica, como também pela diversidade que pode ser encontrada por lá. Essa riqueza pode ser explicada pelo fato de que a Índia é o sétimo maior país do mundo em termos de área geográfica, e é o segundo mais populoso do nosso planeta (só fica atrás da China). É claro que este país com dimensões continentais e com tanta gente seria um terreno fértil para diversidade cultural e principalmente, linguística.

A realidade é que a maioria dos brasileiros pouco sabem sobre a Índia. A informação mais relevante que a maioria do nosso povo tem sobre este gigante asiático é que ele faz parte das BRICS (bloco político de cooperação entre países considerados emergentes, isto é; Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Além disso, pode-se afirmar que o contato mais forte que já tivemos com o país foi através de novelas e filmes e mesmo assim, de forma superficial.

Dito isto, vale ressaltar que um dos fatos mais interessantes sobre a Índia está relacionado aos hábitos linguísticos de sua numerosa população. Atualmente, são falados pouco mais de 400 idiomas e dialetos. Estes podem ser divididos em dois grandes grupos linguísticos: a indo-ariana e a dravídica, além do inglês é claro.

Em âmbito federal, a constituição do país determinou duas línguas oficiais no território, o híndi e o inglês. Mas a relação dos indianos com os idiomas é um pouco mais complexa do que isso. Isto acontece porque além destas duas línguas, existem mais 21 que também são consideradas oficiais, de acordo com regras estaduais e municipais. São elas: Assamês, bengali, bodo, canará, caxemira, concani, dogri, guzerate, maithili, malaiala, meithei, marata, nepali, oriá, panjabi, sânscrito, santalli, sindi, tâmil, térlugo e urdu. É importante ressaltar também que o número de línguas oficiais pode variar de acordo com as classificações sobre o que é um idioma e o que é um dialeto.

Design sem nome (5)

Mapa em inglês que mostra os idiomas falados na Índia/ Foto via Wikimedia

O híndi é a língua mais falada em todo o território, é também o idioma predominante em Nova Délhi, a capital do país. Mas existem alguns outros estados que negam tal língua como oficial, é o que acontece em Tamil Nadu (região localizado no sul da Índia). Inclusive em meados da década de 60, o governo estava estudando tornar o híndi o único idioma oficial do país (em âmbito federal), transformando o inglês em uma língua adicional. A região de Tamil Nadu foi uma das que lutou contra o híndi e a favor da manutenção do inglês na Índia.

Já o inglês é usado majoritariamente no meio acadêmico (a maioria dos cursos superiores no país são ministrados no idioma) e no mundo dos negócios. Além de que, os indianos relacionam o inglês com ascensão social. Para almejar empregos e salários melhores, o idioma é fundamental. Os jovens de uma classe social mais alta também costumam se comunicar em inglês para mostrarem que são superiores.

Conhecer a Índia deve ser incrível! Mas para isso, é imprescindível falar inglês ou híndi! Com certeza a melhor forma de aprender qualquer idioma é com a Language Trainers Brasil! Para começar a estudar com a gente, é só fazer um teste de nível online e GRATUITO! Depois de sabermos o seu nível, iremos indicar um passo a passo para que o seu aprendizado seja potencializado!

Comentários sobre Os mistérios dos idiomas falados na Índia