Os Estados Unidos Que Fala e Canta em Francês – Conheça o Cajun e o Zydeco

Talvez você não saiba, mas o francês é a segunda língua de muitos americanos. Sim, você leu bem, americanos que têm o francês como segunda língua.

Placa de boas vindas em inglês e francês no estado da Louisiana – Imagem: Flickr

A língua francesa é falada como língua minoritária nos Estados Unidos. Cerca de 2.7 milhões americanos com mais de cinco anos de idade relataram que falam a língua em casa, fazendo francês a quarta língua mais falada no país atrás de Inglês, Espanhol e Chinês.

 

Gráfico de línguas faladas nos Estados Unidos – Imagem: Wikipedia

 

Há três grandes variedades de francês desenvolvidas nos Estados Unidos: O francês da Louisiana, o francês da Nova Inglaterra (uma variante local do francês canadense); e o quase extinto francês do Missouri, historicamente falado no Missouri e em Illinois.

No artigo de hoje daremos um pouco mais de foco ao no sul dos Estados Unidos, onde se há duas variantes do francês, que é o Cajun e o Crioulo Francês. O estado da Louisiana, que foi uma colônia francesa antes de ser incorporado aos Estados Unidos, é considerado a região que mais se fala francês no país.

Essa região também é conhecida como berço de muitos estilos musicais, como o Blues e o Jazz, entretanto outros estilos são originários daí. São eles o Cajun e o Zydeco.

Zydeco e Cajun são frequentemente utilizados como termos similares para designar uma ampla variedade de estilos de música. No entanto, deve notar-se que esses dois estilos de música são completamente diferentes um do outro, embora seu som não é realmente muito diferente.

Contudo vamos começar com uma rápida lição de história: Os Cajun, como é chamado esse grupo de pessoas que vivem na Louisiana. Eles deixaram a França para viver no que hoje é a Nova Scotia, uma região no extremo leste do Canadá. Eles montaram a primeira colônia permanente no novo mundo em 1605 Em 1755. Os Inglês (que nesse momento eram detentores do território do Canadá) expulsaram o grupo, já que eles se recusaram a jurar lealdade à coroa inglesa. Eventualmente, um grande número deles se refugiaram na Louisiana. Ao longo dos anos, muitas pessoas de outras culturas misturaram com eles, acrescentando seu próprio tempero à mistura que se tornaria a cultura Cajun.

Imagem: Wikipedia

Essa história é contada na música abaixo (com o estilo musical Cajun):

Mais uma mostra da música cajun e o francês americano com a banda Cajun Roostes:

No mesmo estado de Louisiana, encontra-se o outro grupo étnico que também fala francês. Os negros crioulos têm uma história bem diferente. A cultura é muito diferente do que as culturas negras em outros lugares no sul dos Estados Unidos. Havia vários grupos distintos que fizeram a cultura que é hoje.

Les Gens du Couleur Libres, ou homens de cor livres, era um grupo de ex-escravos que agora eram livres. Havia também, é claro, muitos escravos negros que trouxeram sua música e cultura africana para a mistura.

Mais tarde, após uma rebelião de escravos no Haiti, um grande grupo foi liberto e fugiu para a Louisiana com toda a sua cultura afro-caribenha, música e crenças religiosas na bagagem.

Uma mostra dessa mescla de e da musica zydeco com a banda Jeffery Broussard & The Creole Cowboys.

Outra mostra desse delicioso estilo musical com a banda Buckwheat Zydeco.

São muito parecidos os estilos, porém há algumas diferenças marcantes entre os dois em resumo:
1. Zydeco música tem um constante retorno do ritmo enquanto o Cajun usa a maioria de suas notas repetidas vezes para fazer um efeito mais vivo.

2. As origens do Zydeco podem ser rastreadas e vêm do sudoeste da Louisiana, enquanto as origem do Cajun vem de muito mais ao norte, sendo originárias na Nova Scotia.

3. O acordeão usada no Zydeco geralmente não é diatônico enquanto acordeão de Cajun é geralmente diatônica.

4. O Zydeco é comparável ao que a música pop é enquanto Cajun é mais parecido com o jazz.

5. Os instrumentos utilizados na música Zydeco são a tábua de lavar (sim uma tábua de lavar roupa), instrumentos de sopro e acordeão. A música Cajun faz uso do acordeão e violino, sendo que o triângulo de metal também pode ser usado.

Abaixo o Washing board (tábua de lavar) usada como instrumento do Zydeco

Veja que mesmo nos Estados Unidos o francês tem sua importância, e por que não avaliar como vai seus conhecimentos na língua fazendo um TESTE grátis? Estude on-line por Skype conosco.  Caso tenha alguma dúvida entre em CONTATO conosco.

Comentários sobre Os Estados Unidos Que Fala e Canta em Francês – Conheça o Cajun e o Zydeco