6 Razões Para que Você Visite (ou se Mude) para Luxemburgo

Hoje vamos falar sobre Luxemburgo! Não é nenhum segredo que o mundo está repleto de lugares interessantes, bonitos e inspiradores para visitar. Muitas vezes, a pergunta mais difícil de responder não é se viajar, mas para onde ir!

Se você tiver sorte suficiente para enfrentar esse tipo de problema, pegue a sua lista de viagens por fazer e adicione um novo lugar.

Talvez você queira jantar nos melhores restaurantes, ver as sete maravilhas ou simplesmente ir a algum lugar completamente diferente de tudo o que conhece. Ou talvez a sua prioridade seja revigorar (ou aprender pela primeira vez) a sua paixão pela aprendizagem de línguas.

Afinal, poucas motivações de linguagem são tão boas quanto ir a algum lugar e se apaixonar pela cultura.

 

Imagem: Flickr

Poder praticar francês, alemão ou inglês é a sua prioridade de viagem, considere fazer uma visita a Luxemburgo. Aqui estão 6 razões surpreendentes para que esse pequeno país esteja sempre na sua lista de viagens caso visite (ou já more na Europa) ou caso esteja também buscando um novo lar para recomeçar a sua vida.

 

1. É a mistura perfeita de influência cultural francesa, belga e alemã

Parece ótimo, certo? Dada a proximidade de Luxemburgo à Alemanha, França e Bélgica, o país está repleto de semelhanças entre estas culturas com uma paisagem medieval incrível.

2. A população fala o luxemburguês (uma língua que pode ser considerada um dialeto do alto alemão – Hochdeutsch), o alemão, o francês, e em grande parte inglês, e acredite se quiser, O PORTUGUÊS, tornando-se um lugar ideal para praticar muitas línguas.

Sim sim senhoras e senhores, a língua da “terrinha”, dos nossos irmãos portugueses é muito falada no pequeno Grão-Ducado de Luxemburgo.

Segundo a Wikipedia, a emigração portuguesa para Luxemburgo iniciou-se em meados de 1960. Atualmente constituem a maior comunidade de estrangeiros do país, com 80,000 luso-luxemburgueses, representando cerca de 16% do total da população a viver no país.

Segundo dados do Ministério da Educação de Luxemburgo, o português é a segunda língua materna mais falada nas escolas do país, com 28,9% dos falantes, atrás do luxemburguês, com 39,8%, mas à frente das outras duas línguas oficiais do Grão-Ducado, francês (11,9% dos falantes) e alemão (2%).

Dica: Quer ler notícias de Luxemburgo em português? Acesse esses sites AQUI e AQUI 💻

 

Imagem: Flickr


 

3. O país é fácil de chegar dentro da Europa

Dada a sua localização quase perfeitamente centralizada na Europa, o Luxemburgo é um excelente destino para passar o fim de semana, ou pode servir como a sua base na Europa enquanto explora vários países próximos.

 
 

4. Você visitar tudo bem rapidinho, deixando mais tempo para a prática dos idiomas (não vale ficar só no português, né?!)

Luxemburgo – particularmente a Cidade do Luxemburgo – é pequena o suficiente para ser vista rapidamente, mas maravilhosa o suficiente para ser aproveitada por muitos dias. Mas, às vezes, menos é mais, e Luxemburgo faz esse “menos” muito bem.

Além disso, como é possível ver os pontos turísticos e se familiarizar com a cidade facilmente, isso deixa ainda mais tempo para se aconchegar em um restaurante e praticar, praticar e praticar.
 
 

5. Luxemburgo tem uma grande importância como centro financeiro da UE, que fornece inspiração multicultural

Como mencionado, o Luxemburgo está localizado centralmente na Europa, o que o torna ideal como a potência econômica da União Europeia.

Isso cria uma atmosfera única de multiculturalismo (assim como o multilinguismo, obviamente) que fornece um cenário fantástico para aprender ou praticar idiomas. Também é um ótimo lugar para aprender sobre a Europa e obter mais inspiração de viagem.
 
 

6. As pessoas geralmente são amigáveis e prestativas em relação à prática de idiomas

Devido à aura financeira de Luxemburgo e o seu multiculturalismo, seus residentes geralmente ficam mais do que felizes em praticar qualquer um dos “seus” idiomas.

Os locais podem começar falando em francês, ouvir seu sotaque (caso esteja falando em inglês) e automaticamente mudar de língua, e depois detectar que você também fala alemão e quer praticar, isso acontecerá, agora se a pessoa for falante de português e se der conta que você é do Brasil, tudo ficará mais fácil com a língua de Camões né?

Tudo isso pode ser trocado em questão de minutos, enquanto se faz algo tão pequeno quanto pedir café. É realmente um lugar único para explorar, ver e aprender.

 

Bônus: Wanderley Luxemburgo – Imagem: Wikipedia

 

Agora se você não já cansou de falar só português e que viajar ou mudar-se para outros lugares no mundo como Luxemburgo (quando seja possível né?!) aprender um dos seus idiomas é de grande importância. Qual você gostaria de estudar primeiro? (o português não vale, esse você já fala!)

Conte com a Language Trainers Brasil para cursos de línguas (da que você quiser aprender) que são ministrados on-line por Zoom, Skype, Google Meet ou até mesmo WhatsApp. Você pode começar o seu curso de forma remota e posteriormente mudar para um curso presencial, com toda a flexibilidade que precisar.

Quer ler esse artigo em sua versão original em inglês? Clique AQUI.

Comentários sobre 6 Razões Para que Você Visite (ou se Mude) para Luxemburgo