Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Imigrar Para o Canadá!

Ano que está por terminar e muita gente quer uma mudança de ares, buscar uma nova vida, novas oportunidades e um novo país.

Não é segredo para ninguém que o Canadá é um dos melhores países para viver do mundo. Mesmo com o frio, o segundo maior país do mundo ainda consegue oferecer uma qualidade de vida de dar inveja em muitos outros lugares.

Isso fica claro na lista de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU do ano de 2018 em que o vizinho ao norte dos Estados Unidos aparece em nono lugar, e o  ranking 2018 de melhores países para se morar da US News & World Report, em que o Canadá está no segundo melhor local para viver, perdendo apenas para a Suíça.

canada-801569_1920

Imagem: Max Pixel

A imigração nem sempre é fácil e é um processo que requer muita pesquisa e planejamento. É por isso que nós da Language Trainers Brasil decidimos listar tudo o que você precisa saber antes de começar o sonho canadense.

Formas pelas quais você consegue imigrar

Existem diversas formas de conseguir o visto para imigrar para o Canadá. Um dos mais comuns é pelo o estudo (universidade ou curso de inglês) ou por trabalho (falaremos disso com mais detalhes depois).

Mas existem outras formas de morar por lá. Se dinheiro não é problema para você, então uma forma mais fácil poder ser se você for um investidor internacional disposto a investir na economia canadense ou criar um negócio que vá gerar empregos, possa competir de forma justa no mercado canadense e seja inovador.

Se você já tiver algum parente que tenha residência permanente e esteja morando por lá, também é possível aplicar para um visto. Outra possibilidade de imigrar ocorre caso você seja um trabalhador autônomo com qualificação suficiente nas artes ou nos esportes, ou se você tem alguma experiência em fazendas.

Outra forma de conseguir a tão sonhada residência é através das diferentes províncias canadenses – isso porque cada uma tem a autonomia suficiente para decidir as exigências de imigração de cada local, que pode variar e muito – e então elas podem nomear os imigrantes.

Se você é ligado a área de enfermagem e profissionais para cuidar de crianças, também é possível aplicar para o visto. Ah…E vale lembrar que Quebec tem as suas próprias leis de imigração e pode escolher trabalhadores qualificados e que se adaptariam ao local.

Por último, o Canadá demonstra toda a sua solidariedade ao próxima concedendo vistos de residência a refugiados. Agora que você já sabe todas as formas que brasileiros podem imigrar para o gigante do norte, chegou a hora de ir mais a fundo sobre as qualidades exigidas.

Não se esqueça do idioma

Em todas as oportunidades de imigração, o idioma é uma exigência. A única alternativa de ir sem falar o inglês ou o francês é através de um curso de idiomas. Mas essa é uma das formas mais caras, pois você terá que desembolsar um bom dinheiro para custear o curso e mostrar que você tem meios de subsistência.

O governo exige uma boa nota no Test of English for International Communication (TOEFL), International English Language Test System (IELTS) ou o Canadian English Language Proficiency Index Program (CELPIP) para o inglês – Lembrando que o TOEFL tem validade de apenas dois anos, se você ja o fez e passou esse período, vai ter que fazer outra vez.

Para o francês, eles exigem uma boa pontuação no Test D’évaluation de Français (TEF). Por isso, o nosso conselho é estudar inglês ou francês com a Language Trainers Brasil antes de pensar em imigrar. É só fazer um teste de nível online e gratuito no nosso site e começar o aprendizado!

5839428526_f1967a4e6d_o

Foto: Flickr

Aplicando por estudo…

Escolher ir para o Canadá através do estudo pode ser uma excelente ideia. Caso você vá para um curso de idiomas, então prepare o bolso, pois os gastos serão maiores. Lembrando que só é permitido estudar e trabalhar (20 horas semanais, part-time) se você está estudando entre 6 e 12 meses.

Menos do que isso, não é possível (existem algumas exceções, mas não é comum). Se você está pensando em fazer uma graduação, pós, mestrado ou doutorado, então as perspectivas são ainda melhores. Isso porque o Canadá tem universidades conceituadas e conhecidas mundialmente pela qualidade no ensino.

Além disso, é possível trabalhar por meio período (20 horas semanais) durante as aulas, e período integral durante as férias (40 horas). Após concluir uma pós-graduação, mestrado ou doutorado, ainda é possível ficar por cerca de 2 anos com a residência para se alocar no mercado de trabalho.

via GIPHY

Ah…Mas é claro que antes de conseguir imigrar por esta forma, você tem que ser aceito em alguma universidade – para isso você vai precisar do diploma, histórico escolar, cartas de referência, carta motivacional – todos com traduções juramentadas.

Depois de aceito, vai precisar da carta de aceite da universidade, comprovante de meios de subsistência e seguro-saúde. Mais informações estão disponíveis aqui.

Aplicando por trabalho…

Existem duas formas de imigrar através de trabalho para o Canadá. A primeira e mais trabalhosa é por um processo chamado Express Entry. Eles tem uma lista de profissões em que o Canadá busca trabalhadores qualificados.

Então o aplicante precisa preencher um perfil no site do governo e então você vai ganhando pontos a partir de características diversas, como por exemplo: boa nota nos testes de idioma, experiência na área de atuação, se já morou ou estudou no Canadá, se tem meios de subsistência por pelo menos um ano e por aí vai.

A outra forma é conseguir um emprego no Canadá estando no Brasil, então a empresa contratante vai ser considerada uma espécie de “patrocinadora” do seu visto de residência. Você pode se informar melhor sobre o assunto aqui.

CB106492_(5299266966)

A diversidade encontrada no Canadá é algo encantador. Imagem: Wikimedia

O processo de imigração para o Canadá pode ser lento e minucioso, mas a única certeza que podemos te dar é a de que vale a pena. O Canadá é um país com um imenso potencial, com uma qualidade de vida sem igual e com um povo receptivo, solidário e sem dúvida, o mais educado do mundo!

Para se inspirar um pouco mais dê uma ilhada nesse canal do YouTube que também tem um PodCast.

Agora é só ter muita paciência, se organizar bem e partir para essa nova jornada da sua vida! 

Comentários sobre Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Imigrar Para o Canadá!