A Gourmetização de Tudo – Novo Conceito Apenas Mudando o Nome

A gourmetização é um processo irreversível e nós aqui na Language Trainers Brasil, há alguns anos atrás, abordamos esse tema.

Naquele caso falamos da onda de gourmetização gastronômica que o Brasil passava (será que ainda passa?). Para dar um tom de modernidade e sofisticação em alimentos que já existiam ou novos experimentos culinários, que recebiam nomes em inglês ou em francês.

Um dos exemplos gritantes daquele artigo era o famoso granulado que agora é chamado de FLAKE!!!

Enfim, esse processo de renomear “coisas” passou da comida para lugares e serviços, e o Podcast Mupoca (sim já começamos aqui com a nomenclatura anglófona – Sendo podcast um programa de rádio que pode ser baixado pela internet e tem como tradução literal: transmissão em cápsulas).

No programa mencionado, e nesse artigo, abordaremos a nova geração da gourmetização dos nomes.

Talvez esse foi o precursor dos termos gourmet de lugares, o COWORKING é uma tendência mundial e devemos dizer – muito útil – compartilhar o lugar do seu escritório. E em que consiste isso? A ideia surge da necessidade dos jovens empreendedores que muitas vezes não têm como pagar o aluguel de um escritório formal, de ter o seu lugarzinho.

Uma empresa que se deve citar é a WeWork, uma das maiores do mundo nesse sentido, que possui edifícios inteiros, onde cada andar é dotado de pequenos e médias salas que podem ser alugadas, sendo esse o seu escritório, e muito, porém MUITO espaço comum, onde quem aluga pode interagir com outras pessoas, que podem ser de ramos totalmente diferentes.

Os escritórios do coworking podem ser uma sala minúscula com uma cadeira e e uma mesa, porém o “trunfo” pode ser as áreas comuns – Imagem: Wikipedia

Seguindo a tendência: sabe aquela república, ou casa compartilhada que você morou quando foi fazer faculdade? Cada um tinha o seu quarto e os espaços comuns da casa / apartamento eram de uso de todos? Bem, agora segundo a nova moda do empreendedorismo, essa opção de residência se chama COLIVING.

Sim amigos, agora viver com outras pessoas é “moda” e pode ajudar com o intercâmbio de ideias e ajudar com os seus companheiros de casa. Vale a pena lembrar que essas casas de coliving são na sua maioria novas e muito modernas.

Ambiente de coliving em uma de suas áreas comuns – Imagem: Flickr

Bem, agora vamos para uma ideia que as crianças dos anos 90 / 2000 provavelmente lembra-se ou já tiveram.

Lembra-se da toca do Gugu? Aquela barraquinha que você jogava e ela se abria sozinha?

Aqui lhes mostramos um vídeo dela para quem não se lembra dela!!!

Bem, o conceito é bem simples: uma barraquinha parecida com essa, a qual você pode ter o seu momento de pausa e descanso, seja no seu escritório ou mesmo em casa.

Sabe aquela soneca depois do almoço ou a parada para o café as 4 da tarde? Você pode troca-los por um momento de meditação ou reflexão interna com a sua Pause Pod – ou em português “cápsula de pausa”.

Treat yourself with some well-needed “me-time”. Wherever you are. ⏸❤

Uma publicação compartilhada por ⏸ PAUSE POD (@pausepod.co) em

Agora para terminar, vamos sair do âmbito “habitacional” / “imobiliário” e vamos para o setor dos transportes.

Quem aqui nunca usou um aplicativo como Uber, 99Pop, Cabify? A ideia de aplicativo de transportes veio para ficar e revolucionar a mobilidade nas grandes cidades.

Dentre todas as empresas que estão no mercado oferecendo esse serviço, há a Lyft, nome que vem de uma corruptela do verbo em inglês LIFT que significa levantar, ou em inglês britânico, quer dizer carona (já que no inglês americano carona é RIDE).

Pois então, tentando diversificar o seu leque de serviços, a empresa acima criou o serviço Lyft Shuttle. E agora fazemos outro corte para explicar mais uma palavra em inglês – Shuttle – e tem como definição pelo dicionário Oxford da língua inglesa:

um veículo ou aeronave que viaja regularmente entre dois lugares

*Vale a pena lembrar que os ônibus espaciais em inglês são chamados de Space Shuttle.

Bem, voltando ao serviço de transporte urbano, o Lyft Shuttle seria um transporte que você pede por aplicativo, porém esse transporte não é para apenas uma pessoa e sim para várias, e que seguem uma linha fixa. Mas se você está pensando: “Isso já existe, é um ônibus” – você acertou.

O programa Porta dos Fundos também percebeu essa “gourmetizada” no nome do nosso bom e velho busão e fez o vídeo acima.

Você conhece algum outro termo de coisas e serviços já conhecidos que foi “atualizado” para uma versão “Premium”? Deixe nos comentários a sua resposta.

Comentários sobre A Gourmetização de Tudo – Novo Conceito Apenas Mudando o Nome