É Possível Alguém Ser Dono de Uma Língua?

Conheça a história do desentendimento entre o Centro Aborígene da Tasmânia e a Wikipedia

Há uma língua na Tasmânia, uma ilha que faz parte do território australiano, chamada, Palawa kani, e que foi criada com o objetivo de reconstruir as línguas indígenas do passado que foram extintas. Cerca de uma dúzia de línguas aborígenes foram incluídas na sua criação, e seus criadores parece estão muito interessados ​​em sua preservação. O Palawa kani foi construído pelo Centro Aborígene da Tasmânia, e esse centro passou a fazer um grande esforço para proteger a língua e a cultura dos povos indígenas. Na verdade, eles ainda reivindicaram a posse da língua Palawa kani e pediram que a Wikipedia removesse sua página em razão da violação de direitos autorais.

Aboriginal_boys_and_men_in_front_of_a_bush_shelter_-_NTL_PH0731-0022

Aborígines da Tazmania

images (8)

Ilha da Tasmânia, na parte Sul da Austrália

A resposta da Wikipedia

A Wikipedia, de início, rejeitou o pedido, mas, apesar disso, levanta algumas questões intrigantes. Em teoria, alguém pode ser dono de uma língua? Em que ponto é que vamos traçar a linha quando se trata de propriedade de ideias; conceitos; princípios; descobertas? 

Uma língua é “corpo vivo” que se desenvolve, muda, se adapta e é um patrimônio cultural e não pode ser propriedade.

Uma olhada mais profunda

A verdadeira razão pela qual o pedido foi negado porque a pessoa não pode possuir fatos, e em um língua, os significados das palavras são fatos. No Estados Unidos por exemplo, a lei reconhece a a língua é mais uma descoberta do que é uma invenção, e as descobertas e princípios não são idéias, assim, elas não são passíveis de apropriação, não podendo por exemplo “patentear” uma língua. Pode-se argumentar que, quando a fonte de uma língua pode ser rastreada até um pequeno grupo de pessoas, então é mais uma invenção do que uma série de fatos. Mas isso implica que cada palavra da língua foi inventada independentemente de quaisquer outras línguas. Portanto, o argumento não se sustenta por uma linguagem que foi construído através de linguagens passadas pelas quais nós não conhecemos os inventores. Em outras palavras, Palawa kani não é uma invenção, é simplesmente uma coleção de reconstruções e, portanto, o Centro Aborígene da Tasmânia legalmente não pode reclamar a propriedade.

Outra discussão que remete a esse tema é a proposta de um senador em simplificar a língua portuguesa. Um projeto de lei proposto pelo senador da república Cyro Miranda quer colocar em prática uma nova reforma ortográfica nos países falantes da língua portuguesa. Dentre as mudanças propostas, as que mais chamam atenção é a extinção da letra “h” no início de palavras e a troca do fonema “ch” pela letra “x”. Esse projeto mudaria a grafia de palavras para facilitar sua escrita. 

Veja alguns exemplos de como ficariam as mudanças:

Homem – Omem
Hotel – Otel
Hoje – Oje
Humor – Umor
Harpia – Arpia
Harpa – Arpa
Guerra – Gerra
Guitarra – Gitarra
Chá – Xá
Flecha – Flexa
Macho – Maxo
Analisar – Analizar
Blusa – Bluza
Exemplo – Ezemplo
Exuberante – Ezuberante
Êxito – Êzito
Exigente – Ezigente
Exame – Ezame
Executar – Ezecutar
Existir – Ezistir
Amassar – Amasar
Açúcar – Asúcar
Moço – Moso
Pescoço – Pescoso
Auxílio – Ausílio
Asa – Aza
Brasília – B razília
Base – Baze
Paralisar – Paralizar
Avisar – Avizar
Música – Múzica
Meses – Mezes
Deuses – Deuzes
Pegajoso – Pegajozo

Quando essa notícia caiu nas redes sociais, houve um grande rebuliço de críticas e de que a língua estava sendo nivelada por baixo. Entretanto vale lembrar que a língua está sempre evoluindo é que ninguém tem a posse da mesma, porém a capacidade de regulamentar-la com novas regras e modos de uso.  Mas quem controla a língua portuguesa? O senado? A Academia Brasileira de Letras? A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa? Ou o povo que a fala?

Conclusão:

Então, infelizmente, parece que você não fará fortuna criando uma nova língua. Então será mais fácil aprender outra pessoa linguagem. Como você está em relação a isso? Faça um de nossos testes de nível para ver em que nível começar na língua desejada. Se você está à procura de mais informações, pode contacte-nos aqui.

Comentários sobre É Possível Alguém Ser Dono de Uma Língua?