Captura de Tela 2017-10-08 às 16.43.01
Para a maioria das pessoas, o árabe parece ser uma língua misteriosa e exótica. Com seu discurso melódico e gutural, o árabe pode parecer estar fora de alcance de nós, brasileiros. Além disso, muitas pessoas desistem de aprender o idioma por causa do medo, pelo fato do árabe ser considerada umas das línguas mais difíceis do mundo. A demanda por pessoas do mundo ocidental que falam árabe tem crescido, e esse é só mais um dos motivos pelos quais você deveria considerar aprender esta língua tão fascinante.

1. Vença os preconceitos!
A proibição muçulmana nos Estados Unidos feita pelo presidente norte-americano Donald Trump pode levar a um aumento de preconceito contra países do Oriente Médio. Infelizmente, é da natureza do ser humano temer o que não entendemos, e quando o presidente da maior potência do mundo aponta o dedo e acusa a população árabe, em geral, de ser terrorista, algumas pessoas podem até pensar que é verdade. Uma pesquisa de 2010 revelou que mais de 50% dos árabes americanos experimentaram algum tipo de discriminação baseada em raça ou religião, e já dá para imaginar como esses números aumentaram – especialmente nos últimos anos. Quando começamos a estudar um idioma, a nossa visão de mundo acaba se tornando relativizada quanto a diferenças culturais. Portanto, estudar árabe certamente vai abrir os seus olhos para uma visão mais ampla e muito além do que o que se vê nas notícias ou na internet. Ainda melhor, isso vai te ajudar a abrir os olhos de outras pessoas – para que elas também vençam os preconceitos contra os árabes, sempre tão difundidos no ocidente.  

Quer saber como será o seu desempenho ao aprender árabe? Experimente o nosso teste de nível online e GRATUITO!

14005724303_ce8ef4c3d6_o

Foto via Flickr

2. É um idioma relevante!
O árabe é uma das cinco línguas mais faladas no mundo e é o idioma nativo de mais de 280 milhões de pessoas. Com todas as mudanças políticas que aconteceram na África e no Oriente Médio, o árabe se tornou uma língua vital, principalmente no campo da diplomacia, para países de todo o mundo. Os governos da Europa e dos Estados Unidos precisam desesperadamente de falantes árabes e, muitas vezes, a recompensa é enorme se você realmente fala árabe e gosta de trabalhar com política e diplomacia . Se você não tem interesse em trabalhar para o governo, saiba que o árabe também pode ser muito importante para o mundo dos negócios. Devido ao rápido sucesso de países do Golfo, como os Emirados Árabes Unidos, o campo dos negócios está crescendo e as empresas de todo o mundo estão querendo investir por lá. Falar árabe vai te colocar à frente de muitos “concorrentes” na tentativa de conseguir um emprego, além de proporcionar inúmeras oportunidades para viagens de negócios  no exterior!

3. Não é tão difícil!
É verdade que no nosso subconsciente, o árabe pode parecer uma língua bem difícil. Mas há muitos aspectos deste idioma que o tornam mais fáceis, alguns que a gente nem imagina! Em comparação com a maioria das línguas europeias, a gramática árabe pode ser muito direta. Por exemplo, no presente do indicativo, o verbo “ser ou estar” é omitido, o que simplifica frases como “Você é engraçado” para “Você engraçado”. Também não há sujeito neutro em árabe, então tudo é masculino ou feminino. A maioria das palavras árabes são derivadas de raízes similares de acordo com seu significado. Por exemplo, as palavras que estão relacionadas semanticamente com a palavra “escrita” terão derivações parecidas como: “katab” – ele escreveu, “kitab” – livro e “kaatib” – escritor. Isso faz com que seja muito mais simples e fácil para aprender vocabulário!

32289258091_4cc1acd87d_o

Foto via Flickr

4. Estudar e viver no exterior
Já que o árabe está tendo uma grande demanda ultimamente, há uma enorme oferta de bolsas de estudo no exterior, o que permitirá que você estude o idioma com pouco ou quase nenhum custo. Acrescentar o árabe no seu currículo não é uma má idéia, independente da sua área de estudo. De qualquer forma, aprender este idioma vai te oferecer uma infinidade de oportunidades acadêmicas e profissionais. Mesmo que o seu tempo de universidade tenha passado, isso não significa que a chance de estudar o árabe também passou. Muitas empresas patrocinam aulas de idiomas para seus funcionários. Ou então, porque não tomar a iniciativa e se inscrever para algumas aulas de árabe? Com isso, as portas para viver no exterior, principalmente em países de língua árabe, estarão abertas para você e com certeza muitas oportunidades de trabalho também aparecerão! Estudar o árabe  com certeza só vai te trazer benefícios.

Agora é a sua vez! Quais são as razões pelas quais você gostaria de estudar árabe?

Comentários sobre Saiba porque aprender árabe devia ser a sua prioridade!