O Exemplo Suíço – Como Várias Línguas Coexistem no Mesmo País

Hoje falaremos sobre o êxito suíço! Chocolate, queijos, relógios de cuco e contas bancárias secretas. Estes quatro conceitos normalmente são ideias que temos da Suíça.

Um país que está em um mar de montanhas e apesar de não ter acesso ao mar. Quatro são também as línguas oficiais da Suíça: alemão, francês, italiano e romanche. A grosso modo, pode ser atribuído uma região geográfica para cada idioma, completamente lógica, se você olhar para o mapa linguístico europeu.

 

Suíça dividia por idiomas falados – Imagem: Reddit

 

O alemão está concentrado no centro e norte, no sul o italiano e francês no oeste. O romanche é geralmente falado na parte oriental da Confederação Suíça. A língua mais falada na Suíça é o alemão, considerada a língua materna de pouco mais de 70% da população.

 

+Leia Mais:

 

O francês entra nesta estatística  com cerca de um quinto da população, enquanto o italiano em um valor próximo a 6%. O romanche, apesar de ser a língua oficial, mas é falado como língua materna por menos de 1% da população suíça. O alemão falado na Suíça inclui diferentes dialetos que diferem uns dos outros e são geralmente considerados como sendo inteligível para os alemães. Note-se que, apesar disso, o alemão oficial da Suíça é uma forma padronizada do que é falado na maior parte da Suíça.

 

 

A presença destas línguas é devida a diferentes origens culturais dos habitantes de cada região e as suas raízes remontam ao período clássico na época romana. No entanto, ao longo dos séculos, o sentimento nacional suíço foi reforçado de modo que as diferentes línguas não são utilizados como uma barreira entre as comunidades, mas sim para promover o multilinguismo através da educação.

 

Agora um fato curioso: o português é uma das línguas mais faladas na Suíça. Existe uma enorme comunidade portuguesa que migrou para o país nas décadas de 60 e 70 e a nossa querida língua divide com o inglês o status de  língua (não oficial) comumente falada.

 

Notas de Franco Suíço com os 4 idiomas falados no país – Imagem: Flickr

 

Podemos ver essa tendência de como a política linguística deve ser um exemplo, já que o conhecimento de uma língua é algo que está tomando mais importância ao longo do tempo e deve ser uma obrigação e não um muro de separação.

 

Bônus:

 

Sentiu-se motivado e interessado em aprender uma nova língua? Faça um teste de nível com a Language Trainers Brasil e estude conosco um dos idiomas falados na Suíça em cursos presenciais ou on-line através de plataformas como Skype, Zoom, Google Meet ou até mesmo WhatsApp.

 

Comentários sobre O Exemplo Suíço – Como Várias Línguas Coexistem no Mesmo País