Oscar está Chegando – Veja Filmes de Sucesso que Não São em Inglês

A entrega dos prêmios Oscar está chegando! Qual foi o melhor filme do ano anterior? O Brasil filmes de sucesso indicados?

Você sabia que caso algum dia um filme brasileiro ganhe o prêmio de melhor filme, seria somente na categoria “filme em língua estrangeira”, ou seja, que não é em inglês, idioma oficial do país dono da festa.

Hoje conheceremos alguns desses filmes que romperam a barreira idiomática dos americanos e fizeram sucesso.

 

Parasite (기생충;) – Coréia do Sul

O filme Parasite causou uma boa impressão no mundo cinematográfico. Este filme em língua estrangeira  (coreano) atingiu um público muito maior do que muitos de seus antecessores, ganhando quase um sucesso semelhante ao de Hollywood.

O que é o Parasite que chamou a atenção dos telespectadores internacionais? Parasite poderia estar abrindo o caminho para uma apreciação mais ampla do filme em língua estrangeira em geral?

Parasite é o primeiro filme coreano a ganhar a prestigiada Palme D’Or no Festival de Cannes. Também ganhou prêmios nos seguintes eventos: Asia Pacific Screen Awards, Bandung Film Festival, Blue Dragon Film Awards, Buil Film Awards, Chunsa Film Art Awards, Crested Butte Film Festival, Fantastic Fest, Hollywood Film Awards, Korean Association of Film Critics Awards, International Cinephile Society Cannes Awards, Sydney Film Festival, Tallgrass Film Festival, International Film Festival Cinematik, e Vancouver International Film Festival.

O parasita arrecadou cerca de US$ 376.274, com uma média por tela com o filme sendo exibido de US$ 125.421. Esta é a média mais alta obtida desde La La Land em 2016. O site de análise de filmes e séries, Rotten Tomatoes, dá uma taxa de aprovação de 99%, e o Metacritic, outro site do estilo, deu 94 de 100. Parasite também é o filme mais bem classificado em Letterboxed (uma rede social para filmes), tomando do clássico filme The Godfather (O poderoso chefão) esse título.

Então, o que é o Parasite que o torna tão bem-sucedido?

Bem, seu diretor Boon Joon-ho vem recebendo elogios internacionais desde 2003 com o lançamento de seu Memórias de um Assassino (Salinui chueok). Você também o conhecerá em filmes como The Host e Snowpiercer (Expresso do Amanhã).

Ele tem uma maneira lindamente artística de combinar cenas fantásticas e sangrentas, com um verdadeiro senso de humanidade, como se estivesse colocando seu público em seus personagens, permitindo que eles realmente vissem seu mundo. Joon-ho também tem um senso de humor peculiar que o valoriza pelas pessoas.

 

+Leia Mais

 

 

via GIPHY

Outras histórias de sucesso

Vejamos agora alguns outros sucessos que não são em inglês logo abaixo:

 

O Segredo dos Seus olhos (El secreto de tus ojos) Argentina

Essa é uma produção “hermana” que ganhou o Ocar de melhor filme estrangeiro em 2010. Conta a história de Benjamín Espósito que é funcionário de um Tribunal de Instrução de Buenos Aires e recém-aposentado.

Obcecado por um assassinato brutal que ocorreu vinte e cinco anos antes, no longínquo ano de 1974, ele decide escrever um romance sobre o caso, do qual ele foi testemunha e protagonista. Revivendo o passado, também vem à mente a memória de uma mulher, a quem ela amou em silêncio durante todos esses anos.

 

A Viagem de Chihiro (千と千尋の神隠し) – Japão

A Viagem de Chihiro é um filme japonês amado do Studio Ghibli que tocou corações em todo o mundo. Lançada em 2001, o filme segue Chihiro Ogino, de 10 anos, enquanto sua família dirige para um novo lar, com Ogino vagando em um mundo cheio de todos os tipos de seres sobrenaturais.

 

A Vida É Bela  (La vita è bella) – Itália

A Vida É Bela é um filme angustiante e pungente produzido na Itália. A obra é descrita como um drama de comédia. Guido Orefice é nosso protagonista, um dono de livraria e judeu.

O seu objetivo é proteger o seu filho dos horrores da captura dele e da sua família em um campo de concentração nazista, usando seu humor e imaginação para mantê-lo distraído. O filme foi lançado em 1997.

 

+ Leia Mais

 

Amélie – França

Amélie é um filme francês de 2001 que segue a história de uma garçonete tímida que lida com seu próprio isolamento, tentando melhorar a vida de todos ao seu redor. Este é um filme bonito e alegre, onde nos apaixonamos por Amélie enquanto ela se apaixona por sua própria vida.

Os filmes em idiomas estrangeiros estão se tornando cada vez mais acessíveis a todos, graças a serviços como a Netflix. Esses são ótimos recursos para o aprendizado de idiomas e uma maneira de praticar suas habilidades linguísticas sem que você sinta que está se esforçando demais!

Se você está estudando um idioma e gostaria de um pouco de orientação, por que não nos fazer uma pergunta rápida para ver como nossos cursos personalizados podem ajudá-lo.

 

Comentários sobre Oscar está Chegando – Veja Filmes de Sucesso que Não São em Inglês