10 Maneiras Rápidas de Praticar Diariamente um Novo Idioma

Então você começou a aprender um novo idioma e está realmente gostando aprende-lo, porém está com medo de perder a prática quando não está estudando ou a sua rotina ficou bem ocupada e está sem tempo para nada.

Aqui estão dez sugestões rápidas que ajudarão!

Imagem: Flickr

1. Fale consigo mesmo

Tudo bem, isso pode parecer estranho, mas durante a sua rotina matinal de tomar banho e tomar café da manhã, ou alguma outra coisa que você costuma realizar para começar o dia, por que não passar por um pequeno vocabulário, só na sua na sua cabeça ou repetindo sozinho?

Pode ser coisas simples, como as palavras para o banho, o sabonete e a toalha que você usa no banheiro, ou até mesmo fazer uma lista mental de coisas para fazer durante o dia. O importante é manter o contato com a língua com coisas habituais do dia a dia.

2. Dispositivos

Imagino que você provavelmente deve saber como mudar as configurações de idioma do seu telefone, tablet, smart TV, Smart Watch e assim por diante.

No começo pode ser um pouco complicado com tantos termos em outra língua que não o português, mas uma vez que você se acostume e tenha todos esses dispositivos em seu idioma de destino, você já está mergulhando em vocabulário com muito mais palavras de um mundo tecnológico que também é de grande utilidade para a sua aprendizagem.

3. Mídias Sociais

O mesmo vale para o Twitter, o Facebook e o Instagram. Por que não colocar-los no idioma que você está aprendendo?  São apenas pequenas quantidades de vocabulário, mas uma vez que você começa a usar as palavras específicas para para tweets, curtidas e seguidas  em uma língua diferente essas palavras se tornarão naturais para você.

Curtir (do Facebook) em alemão – Imagem: Flickr

4. Atualizações

E enquanto estamos no assunto das mídias sociais, não há nada que o impeça de atualizar seu status no Facebook ou twittar algo no idioma que você está aprendendo – Pode ser que os seus amigos e seguidores achem que você está louco também!

Não esqueça de procurar as Hashtags mais usadas na língua que está aprendendo, Quem sabe, você pode conhecer pessoas incríveis que falam essa língua e que estão dispostas a falar com você.

5. Aproveite o seu tempo

Não importa se você está trabalhando, estudando ou viajando, não há motivos para não aprender um pouco de idioma quando está movimento. Você pode estar ouvindo um podcast em seu idioma de destino, revisando as listas de vocabulário que estudou pela última vez ou qualquer outra coisa que possa ser usada em seu trajeto.

Leia Mais:

6. Mantenha-se atualizado

Sabemos que as notícias podem ser uma coisa muito chato de se ler, mas como estamos envolvidos diariamente em tantas coisas acontecendo no mundo de qualquer maneira, por que não usar isso a seu favor?

Encontre um jornal ou um site de notícias na língua que você está aprendendo, mesmo que seja um site com uma linguagem mais simplificada voltada para um público mais jovem. Escolha uma notícia e tente descobrir o que você não sabe. Guarde o link para procurar mais informações sobre o que está sendo falado para continuar seguindo esse tema no futuro.

7. Escreva

Pode ser um diário simples, pode ser uma lista para se lembrar do que você precisa fazer durante o dia. Para cada ítem escrito nessa lista como: “não esquecer de ligar … ou pegar tal coisa da loja tal…”, você está praticando vocabulário e gramática em um ambiente natural de uma forma normal. Que melhor maneira de mergulhar em uma língua do que isso?

8. Aplicativos

Existem muitos aplicativos que podem ajudá-lo a praticar um idioma, mantendo o vocabulário e a gramática na sua memória. Encontre um que seja certo para você! E nem precisa ser um aplicativo para aprender ou praticar idiomas.

Você escreve e usa muitas pesquisas? Usa ferramentas de design gráfico para fazer banners e cartazes? Por que você não faz as coisas que normalmente faz no seu telefone ou tablet em outro idioma? Saia da zona de conforto de usar tudo em português!!!!

9. Culinária

Se cozinhar é algo que você gosta, faça desse hobby seu amigo de aprendizado de idiomas. De livros de receitas na língua que você está aprendendo a ler os ingredientes e outras informações nas costas de embalagens de alimentos importados, esta é uma ótima maneira de injetar uma pequena dose linguagem no seu dia sem se esforçar tanto.

via GIPHY

10. Fique de olho por todos os lados

O seu “idioma de destino” pode estar em todo lugar! Talvez esteja na etiqueta de cuidado das roupas que você compra ou uma frase seja usada em algum cartaz de publicidade em algum lugar.

Quando você começar a aprender um idioma e procurar por ele, ficará surpreso com a possibilidade de vê-lo por todos os lados! Porém caso a língua que você escolheu não seja tão fácil de ver por aí, o que te impede de pensar: “Como será que é essa palavra tal em na língua que eu estou aprendendo?!) 🤔

Em suma, há muitas maneiras de adicionar um pouco de aprendizado de idiomas ao seu dia. Você precisa apenas encontrar qual método se encaixa melhor na sua rotina. Que formas de aprendizado funcionam para você?

Comentários sobre 10 Maneiras Rápidas de Praticar Diariamente um Novo Idioma