Certificações Internacionais (Parte 1)

img_logo_br

Embora faça parte da série de posts sobre os cursos personalizados, este post (e suas duas continuações) é um pequeno interlúdio – ou aposto – na série. A ideia destes próximos posts é comentar, de forma breve, a respeito de diversas certificações internacionais de proficiência para diversos idiomas estrangeiros.

 

Os certificados internacionais de proficiência são instrumentos criados por universidades e/ou instituições educacionais reconhecidas pelas autoridades de um país no qual a língua (do certificado de proficiência) é o idioma oficial. Tais instrumentos foram criados para resolver o estranhamento que poderia ser causado caso um órgão educacional governamental ou instituição educacional reconhecida por órgão educacional governamental viesse a reconhecer um certificado de conhecimento em uma língua estrangeira. Qualquer estudante pode realizar tal teste – pagando uma determinada taxa a instituição de aplicação – independente de ter feito um curso de inglês em Salvador em uma grande rede de ensino de línguas ou de ter estudo alemão pela internet no Rio de Janeiro.

 

Proficiência significa pleno conhecimento. Logo, os certificados de proficiência são certificados de conhecimento suficiente em um idioma e, pelo fato de serem emitidos por autoridades de países no qual o idioma do certificado é a língua oficial, são aceitos como provas oficiais do conhecimento em uma determinada língua estrangeira. Contudo, mesmo com a existência de tais certificados, muitas empresas / institutos ainda fazem uso de testes específicos de conhecimento em idiomas para seus processos seletivos.

 

As certificações internacionais mais conhecidas para o idioma inglês são:

 

Cambridge: certificação muito prestigiada na Europa, realizada e emitida pela famosa Universidade de Cambridge, na Inglaterra. É exigida por algumas universidades e por algumas instituições que oferecem bolsas de estudos internacionais. Além disso, essa certificação é oferecida em cinco níveis: básico, intermediário, intermediário superior, avançado e proficiência (pleno conhecimento).

 

TOEFL: O TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira) é provavelmente a mais famosa certificação internacional de inglês. Exigido para a entrada em muitas universidades e faculdades (mais de 2000) dos Estados Unidos e do Canadá e em cursos e universidades de outros países nos quais o inglês se faz necessário como idioma acadêmico. O teste foi inicialmente criado pela Universidade de Stanford (em 1963). Hoje em dia é organizado pelo ETS (Educational Testing Service) organização que avalia os testes dos estudantes norte-americanos e pelo College Board que organiza os testes que são avaliados pelo ETS. Testa as habilidades de leitura, compreensão auditiva, redação e conhecimentos de gramática. Possui níveis que são indicados pelas letras A, B e C. Geralmente, quando alguém se refere à exigência da certificação TOEFL faz referência ao nível A (o mais alto).

 

Michigan: Certificação mais voltada para fins profissionais. Há dois testes diferentes, ambos em duas partes, para certificar o nível intermediário ou avançado. A primeira parte é de múltipla escolha e envolve vocabulário e gramática. A segunda parte é composta por questões de gramática, interpretação de texto, compreensão oral, vocabulário e redação. Há também uma avaliação oral.

 

No próximo post, a continuação da listagem das certificações internacionais de inglês e a certificação de espanhol DELE.

Comentários sobre Certificações Internacionais (Parte 1)