img_logo_br

Este post – dando continuidade a série de posts a respeito dos cursos de idiomas personalizados – tratará de um dos maiores receios daqueles que consideram fazer um curso de inglês personalizado: o certificado.

 

Mesmo com o aumento na divulgação das certificações de proficiência (mais sobre elas a frente), muitos alunos que consideram um curso personalizado ainda relutam pelo fato da não emissão de um certificado. Afinal, um professor particular não pode emitir um certificado de conclusão de curso. O mesmo, às vezes, pode ser dito de um curso em uma empresa. E como comparar então um diploma de uma grande franquia, cheio de carimbos e assinaturas, com o certificado de conclusão de curso de uma escola menor?

 

Na verdade, os certificados das redes de ensino de inglês não possuem valor como um diploma de uma instituição de ensino regular (ensino médio, ensino superior). Não, isso não ocorre porque todas as redes de ensino são ruins, mas sim porque como as escolas funcionam em franquia (e existe um grande número delas) seria impossível para o Ministério da Educação e Cultura credenciar cada franquia. Além disso, mesmo se se esforçasse para fazê-lo seria um pouco estranho que um órgão do governo credenciasse e regulasse o ensino de uma língua que não é o idioma oficial do país.

 

Devido a ausência de regulação oficial do MEC, a maior parte dos processos seletivos para estudo ou trabalho que exija o conhecimento da língua inglesa ou de qualquer outro idioma irá contar com o seu próprio teste no idioma em questão. Tais testes podem variar desde uma prova escrita até uma entrevista (que aborde outros aspectos do processo seletivo) no idioma em questão. Portanto, o conhecimento linguístico de um candidato em um processo seletivo (para uma vaga de trabalho ou estudo) é baseado nesse teste de acordo com as necessidades da instituição, independente do fato de ter estudado em uma escola de grande rede em Salvador ou de ter feito um curso de alemão no Rio de Janeiro com aulas particulares.

 

As coisas são um pouco diferentes, porém, quando se trata de Certificações de Proficiência, que são bem diferentes de Certificados. No próximo post, mais detalhes a respeito de tais diferenças.

Comentários sobre Cursos e Diplomas