A Cultura Nerd e o Aprendizado de Idiomas

Introdução – Justificação

Ao longo do curso de filosofia, fui de certa forma sendo imbuído com a ideia radical de que tudo o que era falado ou escrito, com certo nível mínimo de seriedade, claro, precisava de uma justificação (que é um pouco diferente de uma justificativa, mas isso é para outro post). Aliás, essa não é uma prática apenas da filosofia, já que acabou passando para as ciências, de modo que, praticamente todo trabalho ou pesquisa científica começa (ou tem em alguma sessão de seu capítulo de introdução) com uma fundamentação ou um “racional”, explicando os motivos conscientes que levaram o autor à pesquisa ou estudo a realiza-lo (e, quem sabe, alguns dos motivos inconscientes também), além de esclarecer a importância da pesquisa ou estudo para a ciência ou tema em questão.

Quase sempre existe uma justificativa...

Quase sempre existe uma justificativa…

Embora este blog não seja científico e nem filosófico (e nem se pretenda como tal), sinto a necessidade de justificar algumas de minhas opções. Mais especificamente, a minha opção por postar tantos textos envolvendo a cultura nerd / pop. Se este é um blog sobre o ensino e a aprendizagem de idiomas, por que ter dois posts discutindo uma série como Person of Interest? Por que ter cinco posts discutindo um aspecto específico de um personagem ficcional, no caso o super-herói Superman?

O primeiro e bem óbvio motivo é que eu sou completamente maluco pela cultura nerd / pop. Todos os aspectos da chamada “cultura inútil” me fascinam enormemente. Por isso, a grande quantidade de posts a respeito do assunto. Acontece que quanto mais eu observo de perto, menos essa cultura parece inútil; e cada vez, me parece mais relacionada com o tema principal do blog e com a missão da Language Trainers. Pois, existe uma ligação estreita entre o aprendizado de um idioma estrangeiro e a cultura nerd / pop.

Nerd, Geek, chame do que quiser...

Nerd, Geek, chame do que quiser…

Tal ligação, para mim, que estou imerso em tal cultura, parece óbvia. Mas, talvez não o seja para os outros. Talvez, essa ligação que ajudou muitos nerds a aprender um segundo (ou terceiro, ou quarto, etc.) idioma pode, com algumas poucas adaptações, auxiliar também àqueles, nem tão próximos dessa cultura, mas que precisam e / ou desejem aprender um idioma estrangeiro.

Então, minha próxima série de posts tem como objetivos, tanto justificar meus posts sobre cultura pop / nerd quanto explicitar como tal cultura pode auxiliar nerds e não-nerds a aprender uma língua estrangeira. Para isso, dividirei o texto em seções com os idiomas e produtos da cultura pop mais comuns. A lista não é e nem se pretende ser exaustiva, e pode servir como modelo de como essa relação se dá com outros idiomas e com outros produtos culturais.

A mais famosa nerd inglesa

A mais famosa nerd inglesa

O primeiro post desta série (considerarei este um post introdutório ou de justificação) tratará da “língua mãe” da cultura pop, do “latim” do nerdismo. Enfim, falaremos das relações entre os produtos culturais nerd / pop, a língua inglesa e seu aprendizado. Enquanto essa parte não chega que tal pensar em quantas (e quais) palavras ou estruturas da língua inglesa você já aprendeu com filmes e ou seriados? E com os videogames?

 

 

Comentários sobre A Cultura Nerd e o Aprendizado de Idiomas