Dica de 5 dos Ótimos Filmes Estonianos para o Fim de Semana

Hoje falaremos sobre filmes estonianos, mas antes de qualquer coisa, antes que você se pergunte: mas o que é Estônia? Mas onde está esse país? Que língua é essa? Nunca conheci estonianos!

Bem a Estônia é um país bem pequeno e frio ao norte da Europa.

Faz parte dos países Bálticos junto com a Letônia e a Lituânia, e até o ano de 1991 fazia parte da União Soviética.

Imagem: Wikipedia

 

Espere um pouquinho que já vamos entrar no assunto de cinema…. 

A Estônia é hoje um paraíso do empreendedorismo digital e um dos primeiros do mundo em realizar eleições as quais se pode votar pela internet.

Um conhecido programa de comunicação VoIP foi inventado lá, talvez você o conheça, ele se chama SKYPE (história em inglês).

 

Uma pouquinho sobre a língua estoniana

O estoniano não é uma língua eslava, mesmo o país estando situado ao lado da Rússia. O idioma é bem próximo ao finlandês (chegando a ser mais ou menos inteligível entre os seus falantes) e tem como primo distante o húngaro, formando o grupo de línguas fino-úgricas.

 

 

Imagem: Pixabay

 

Imagem: PxHere

 

Agora sim, vamos para a sétima arte 🎬   

Infelizmente os filmes estonianos são bem raros no Brasil e além de não haver transmissão há pouquíssima informação e trailers legendados, por isso os que estão disponíveis abaixo estarão com legendas em inglês ou espanhol. Entretanto alguns estão disponíveis na NETFLIX (deixamos o link para te facilitar a vida).

 

Mushrooming / Seenelkäik: (título original em estoniano) é um filme de drama dirigido e escrito por Toomas Hussar que participou do Oscar de melhor filme estrangeiro da 2013 e mostra a história de um jornalista que fica sabendo dos rumores de corrupção envolvendo um político. No dia em que o jornalista tenta contatá-lo, ele sai para coletar cogumelos com a esposa.

 

 

In the Crosswind / Risttuules: (título original em estoniano) Na Estônia, durante a Segunda Guerra Mundial, Erna é separada do marido e enviada a um campo de trabalhos forçados junto com a filha. Sobrevivendo com muito pouco, ela tenta se comunicar com o marido através de cartas.

 

 

I Was there / Mina olin siin: (título original em estoniano) é um filme de drama dirigido e escrito por René Vilbre que participou do Oscar de melhor filme estrangeiro da 2009 e mostra a história de um garoto de 17 anos que se torna um traficante de drogas, decisão essa, que causa eventos turbulentos que ele não pode controlar.

 

Nullpunkt /Zero Point: (título original em estoniano) Isolado de seus colegas e vivendo numa casa muito estressante, tudo que Johannes quer é recomeçar a vida do zero. Link para Netflix AQUI.

 

Klass: Joosep (Pärt Uusberg) é um jovem introvertido e tímido, que sofre bullying por um grupo de valentões da sua turma na escola, liderados por Anders (Lauri Pedaja). Kaspar (Vallo Kirs) que antes participava dos insultos à Joosep passa a protege-lo deixando Anders irritado e sua namorada Thea (Paula Solvak) receosa com o que a gangue possa fazer com eles.

Por tentar defender seu novo amigo, Kaspar passa a ser alvo do bullying e após serem humilhados diante a classe eles decidem se vingar. Eles entram armados no refeitório do colégio começam o massacre sobre os estudantes responsáveis ​​pelo seu tormento.

 

 

Gostou? Pronto para entrar de cabeça na cultura e língua desse país tão desconhecido por tantos? Caso quiera cursar estoniano, temos cursos on-line por Skype para você! Entrem em contato conosco.

 

 

Comentários sobre Dica de 5 dos Ótimos Filmes Estonianos para o Fim de Semana