No dia em que surgiu a mais nova república do mundo, também surge Rihanna heroína de Barbados.

Em 30 de Novembro de 2020, Barbados segue um novo destino, dando adeus ao seu passado colonial, agora liderado pela sua presidente Sandra Mason, que foi eleita em Outubro de 2020 e homenageia Rihanna heroína de Barbados.

Rihanna heroína de Barbados

Sandra Mason, presidente de Barbados. Imagem: Tim Rooke/Rex/Shutterstock

Neste dia, Mason assume o papel de liderança da Rainha Elizabeth e declara Rihanna como heroína nacional junto com o ex-atleta de cricket Bajan, Garfield Sobers, também homenageado no seu país de origem.

Barbados

Barbados é uma ilha caribenha das Américas e a mais oriental das ilhas do Caribe. Tendo como capital e maior cidade, Bridgetown.

Habitada pelo povo caraíbas desde o século XIII, e antes por outros ameríndios, os navegadores espanhóis tomaram posse de Barbados no final do século XV.

O Olive Blossom, navio inglês, chegou a Barbados em 14 de maio de 1625, seus homens tomaram posse da ilha em nome do rei Jaime I, e em 1627, os primeiros colonos permanentes chegaram da Inglaterra, tornando Barbados uma colônia inglesa e posteriormente britânica.

Foi colonia até 30 de Novembro de 1966, marcada pela escravidão e a cana de açucar. Após 55 anos de sua independência, tornou-se a mais nova república do mundo.

Sua população hoje é composta por 90% de negros, 6% de asiáticos e mestiços, e 4% de brancos. Atualmente, são considerados como o povo Bajan.

Rihanna heroína de Barbados

Mapa de Barbados

Crioulo Bajan

Apesar da língua oficial de Barbados ser a língua inglesa, o bajan (pronunciado /ˈbeɪdʒən/) é uma língua crioula baseada no inglês falado na ilha caribenha de Barbados.

Em geral o povo Bajan, fala o inglês tradicional na televisão, em tribunais, no comércio e no turismo. Entretanto, mais informalmente é falado o crioulo bajan.

Como muitas outras línguas crioulas do Caribe com base no inglês, o bajan consiste em um substrato derivado de línguas do oeste africano e um superestrato do inglês.

Teoricamente, este crioulo tem superestrato originário de variedade da língua inglesa como o hiberno-inglês ou inglês escocês, como por exemplo o patoá jamaicano e é considerado ao que mais se assemelha ao inglês padrão.

Históricamente, o bajan surgiu quando escravos africanos foram transportados à força para a ilha, escravizados e forçados a falar inglês, mas imperfeitamente. Assim, o bajan mais tarde tornou-se um meio de comunicação sem ser compreendido pelos donos de escravos.

Rihanna heroína de Barbados

Rihanna, nasceu em Saint Michael, em Barbados e viveu em Bridgetown, antes da ida para os EUA.

Após ter sido descoberta pelo produtor Evan Rogers, é hoje uma das artistas mais bem-sucedidas da área musical, no mundo. Além disso, já atuou em filmes famosos como Battleship e Oceans 8 , criou sua própria marca de produtos cosméticos e lingerie, e é uma das artistas musicias femininas mais ricas do mundo.

Além de estar na lista da F0rbes, como multimillionária, por conta de sua marca Fenty, Rihanna também agora é considerada heroína de Barbados.

Apesar de ter sido nomeada heróina de Barbados neste ano pela chefe de estado Mia Mottley, Rihanna é embaixadora da Cultura e Juventude de Barbados desde 2008 e possui um dia só dela, o “dia da Rihanna”.

Embora o seu dia não seja um feriado nacional é comemorado por todos os Barbadenses.

rihanna heroína de barbados

Rihanna sendo considerada heroína de Barbados

“Em nome de uma nação grata, e por um povo ainda mais orgulhoso, apresentamos a considerada heroína nacional de Barbados”, anunciou Mia Mottley. “Que continue a brilhar como um diamante e a honrar a nossa nação com o seu trabalho e as suas ações”, disse a chefe de Estado fazendo referência à música Diamonds, hit de 2012.

Leia mais matérias com assuntos recentes no nosso blog!

Para finalizar, aproveite para aprender uma língua nova e vá ao nosso link para mais informações.

Comentários sobre Rihanna a heroína Bajan da nova república de Barbados