Saiba a origem dos nomes de algumas das grandes empresas no mundo

Passamos grande parte do nosso dia, senão o dia todo envoltos a muitos desses nomes. Alguns deles estão no carro que vamos ao trabalho, nas roupas que vestimos, na comida que comemos, nos brinquedos de nossos filhos, no computador em que trabalhamos ou no celular que conversamos. Uma marca com um nome forte é muito importante para seu branding (Branding é o nome que se dá ao processo de construção de uma marca. Ele trabalha as impressões e a relação que o consumidor tem a respeito deste produto ou serviço, a imagem que esse produto ou serviço passa assim como o que ele representa na vida de quem o adquire). Durante a década de 90, falava-se muito na privatização da empresa Petrobrás (Petróleo Brasileiro) e chegou a gastar-se muito dinheiro para a mudança do nome da empresa para Petrobrax, para uma possível internacionalização da marca, porém essa ideia foi descartada, e o nome original foi mantido.

Petrobrax_variaciones

 

Porém não sabemos de onde originaram os nomes dessas grandes empresas Saiba agora a origem de alguns desses nomes:

VolksWagen:  A famosa marca de automóveis  alemã criada durante o regime nazista, tem um significado muito mais simples que imaginamos, e mesmo com um nome “imponente” quer dizer nada mais que Carro do Povo. Volks (povo) + Wagen (Carro).

Antigo logotipo da VW

Antigo logotipo da VW

Nokia: A empresa foi fundada na Finlândia na cidade de Nokia, onde passa um rio de mesmo nome. Fundada pelo engenheiro de mineração Fredrik Idestam, atuava na fabricação de papel. É isso mesmo. A empresa começou fabricando papel no sul da Finlândia. A empresa começou a se expandir, buscando novas áreas de atuação, como o mercado de borracha, o que a levou a associar-se à Finnish Rubber Works, e em 1912, no setor de cabos elétricos. Já na década de 60 a empresa começa a produzir os mais diversos tipos produtos envolvendo a tecnologia, como por exemplo, a fabricação de pneus para carros e bicicletas, televisores, computadores, monitores e outros produtos eletrônicos. Foi nesse período que a empresa percebe a potencialidade no mercado de telecomunicações e 30 anos depois se torna a líder mundial na venda de celulares.

logos-nokia

Adidas: A marca esportiva também alemã fundada por Adolph Dassler foi revolucionária no mercado de material esportivo. Em alemão uma forma carinhosa de chamar a pessoa que tem o nome de Adolph é Adi, como em português Chico quem é Francisco, Zé quem é José, etc. Juntando a contração do seu nome com o início seu sobrenome, formam-se ADIDAS.

SEGA: A empresa que está na memória de milhões de pessoas por todo o mundo, principalmente aqueles que passaram a infância na década de 90. Famosa por jogos como Sonic e Alex Kid. Em 1940, Marty Bromley criou uma empresa, no Hawaii, para suprir bases militares com máquinas de fliperama. O período era de Segunda Guerra Mundial, guerra do famoso ataque à Pearl Harbor que levou ao bombardeio do Japão, que perdeu a guerra. Doze anos depois, Bromley se mudou para o país devastado, notando uma possibilidade de crescimento e levou a sua companhia Service Games ao Japão

Hering: A adorada marca de camisetas básicas é uma homenagem ao nome do peixe está estampado em seu logo, sim, o peixe ali presente se chama arenque, que em alemão significa Hering. A empresa foi fundada no Brasil pelos irmãos alemães Bruno e Hermann Hering em 1880. O logotipo com 2 peixes significa os dois irmãos

Franquia-Hering-Preco-Quanto-Custa

FIAT: Essa famosa marca de carros da Itália, dona de outras marcas como Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Chrysler, Jeep, Dodge, Lancia, Iveco, New Holland, tem o nome originário do acrônimo Fabbrica Italiana Automobili Torino (Fabrica Italiana Automobilistica de Turim).

Fiat_logo-evo

Conhece a origem do nome de outras marcas? Comente o artigo!!!

Comentários sobre Saiba a origem dos nomes de algumas das grandes empresas no mundo