img_logo_br

Nesta segunda parte da série de posts sobre as novelas, revelaremos qual era o problema (e não quem matou quem) apresentado no post anterior, porque o livro (“Bartleby – O Escriturário”) era chamado de novela e de onde veio a palavra novela que atualmente é mais usada para a telenovela do que para a novela “original”.

 

A editora não estava errada. De forma alguma. “Bartleby – O Escriturário” é sim uma novela (embora, alguns o classifiquem como um conto, mas essa não é a questão aqui). Aliás, uma pequena digressão, a novela escrita por Herman Melville (o mesmo autor de Moby Dick) é uma excelente narrativa e uma excelente atividade para alunos que estejam em um nível avançado de um curso de inglês em Porto Alegre e que desejam praticar a leitura com algo “real” e não facilitado para aprendizes.

 

Então, fim da digressão. A telenovela recebeu seu nome graças ao gênero literário conhecido como novela. Logo, obviamente, a telenovela é a novela feita para a televisão. Contudo, como dito no post anterior, é comum que usemos a palavra novela apenas para a novela televisiva, enquanto a literária é chamada de romance (mesmo que tal designação não esteja “literariamente” correta) ou simplesmente de livro mesmo.

Em termos gerais, uma novela é uma narrativa em prosa (ou seja, não é uma poesia) menor que o romance. Em comparação com um romance, uma novela possui um menor número de recursos narrativos. Por sua vez, quando comparada com um conto, possui um maior desenvolvimento dos personagens centrais e periféricos. A novela seria, portanto, uma narrativa de tamanho intermediário em algum lugar entre o conto e o romance. Para alguns literatos, mais importante do que o tamanho da narrativa, para sua classificação, é forma pela qual ela se desenvolve. Enquanto um romance se caracteriza pela presença de várias linhas narrativas (vários personagens, vários lugares, vários conflitos, etc.), uma novela seria centrada em apenas uma linha narrativa (um personagem, um lugar, um conflito, etc.). Outra diferença narrativa entre a novela e o romance seria uma narrativa ágil com estilo e andamento semelhante à dos folhetins.

 

Bom, já que tocamos no assunto dos folhetins e de seus ganchos narrativos, aproveitemos esse gancho para encerrar o post por aqui. No próximo post, falaremos brevemente sobre os folhetins e suas semelhanças com a novela (ou melhor, com a telenovela).

Comentários sobre Novela Literária