Qual é a diferença entre Football e Soccer em Inglês?

Ahhhh, a Copa do Mundo começou e em nossas cabeças damos uma pausa em todos os problemas do dia a dia. Pensando nisso trazemos algumas curiosidades para vocês

O futebol, esporte mais difundido no mundo, criado pelos ingleses, que quase se chamou  LUDOPÉDIO no Brasil (jogo com os pés), possui dois nomes em inglês.

Os que gostam de jogar games de futebol sempre se deparam com esse conflito. Você pode comprar um jogo chamado FOOTBALL MANAGER ou o PRO EVOLUTION SOCCER.

Se você for à Inglaterra e chamar o esporte nacional da terra da rainha de SOCCER, os locais não ficarão muito felizes e dirão: Os americanos que chamam o esporte de soccer e nem sabe joga-lo corretamente.

Nos Estados unidos, o termo football refere-se ao futebol americano, que curiosamente é jogado com as mãos, possuindo apenas uma jogada com os pés, o punt

Como dizer futebol ao redor do munto – Imagem: Reddit

Entretanto o nome soccer, ao contrário do que muitos pensam não foi criado nos Estados Unidos, e sim na Inglaterra.

A palavra foi derivado de Football Association, que era o nome original dado ao jogo na década de 1860 nas escolas de elite que gerou o esporte na Inglaterra para diferenciar o esporte do Football Rugby, que posteriormente tornou-se apenas Rugby.

Os garotos de escolas britânicas naquele tempo  gostavam de colocar apelido em tudo. Eles também gostavam de adicionar o final “er” ao final das palavras. Assim, o Rugby era, naquela época, popularmente chamado de “Rugger” e o  Association football era então muito mais conhecida como “Assoccer”, que rapidamente se tornou “soccer” e as vezes  chamado de “Soccer Football”.

A abreviatura de Association football  “Assoccer“, que posteriormente tornou-se apenas soccer e foi utilizada pelas classes altas britânicas desse período.

Quando o esporte foi abraçado pelas camadas mais populares da sociedade, o nome de “soccer” foi deixado de lado para serem mais elitizados ao mencionarem o nome do esporte. 

via GIPHY

Imagem: Flickr

Porém a maioria dos plebeus usava a palavra football para descrever seu novo jogo. Hoje em dia, desde a família real britânica até os torcedores apaixonados torcedores das famosas equipes inglesas o jogo é chamado de FOOTBALL ou ainda mais carinhosamente: Footy.

A FIFA, se chama FIFA porque é: Fédération Internationale de Football Association, mostrando o nome completo e oficial do esporte.


O futebol se espalha pelo mundo

Quando os imigrantes e marinheiros ingleses se espalhavam pelo mundo, esses levaram o seu esporte  junto na bagagem. A palavra football foi traduzida livremente para atender as línguas locais.

Por exemplo: Futebol  em português (graças a Deus não foi batizado de ludopédio), Fútbol, em espanhol, etc. Somente o italiano usa uma nome diferente, chamando-o de Gioco Calcio, em referência à um esporte similar ao futebol que era jogado no império romano. 

Uma partida histórica do Gioco Calcio Florentino – Imagem: Wikipedia

Pelo mundo afora, muitas equipes de futebol profissional na Argentina têm nomes ingleses: Arsenal, Banfield, Newell Old Boys, Boca Juniors e River Plate, para citar alguns dos mais famosos.

O Real Madrid foi originalmente chamado de “Sociedad Madrid Football Club” por seus fundadores britânicos em 1902.

No Brasil o Fluminense tem como nome completo Fluminense Football Club e no sul o Grêmio é oficialmente Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

O esporte chegou nos Estados Unidos no final do século 19, ele foi chamado de football porém apenas após a Segunda Guerra Mundial que o esporte passou a ser comumente referido como soccer muito devido ao impacto crescente da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) e a necessidade de diferenciar esses dois esportes.

Um fato curioso é que nos Estados Unidos no início do século 20, havia muitas equipes industriais e ligas em todo o país, e sua seleção participou da primeira copa do mundo em 1930 no Uruguai ficando em TERCEIRO lugar!

Seleção americana de futebol - 1930

Seleção americana de futebol 1930 – Imagem: Wikipedia

Nas ex-colônias britânicas como África do Sul, Nova Zelândia e Austrália o termo utilizado para nomear o esporte é soccer. Lembrando que a Copa de 2010 teve a sua final no estádio chamado Soccer City na cidade sul-africana de Joanesburgo.

Entretanto a Austrália realizou uma grande mudança no ano de 2003 trocando o nome de sua federação nacional de futebol de Australian Soccer Association, para Football Federation Australia, alinhando-se com o uso internacional da palavra football, em detrimento de soccer.

Na terra do canguru, o esporte é comumente chamado de soccer (por isso são conhecidos como socceroos), entretanto as pessoas apenas as pessoas que realmente acompanha o esporte referem-se a ele como football, lembrando que lá também existe o Australian Football (futebol australiano) que é uma mistura de rugby, futebol americano e futebol… futebol mesmo.

Escudo atual – Imagem: Wikipedia

Antigo escudo – Imagem: Logo.wikia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curtiu a informação? Faça seu teste de nível on-line e gratuito. Visite o site da Language Trainers Brasil.

Comentários sobre Qual é a diferença entre Football e Soccer em Inglês?