Dicas Para Aprender um Idioma Que Você NÃO Gosta

Então você recebe a notícia que vai ter que dar um treinamento para uma equipe da sua empresa… EM OUTRO PAÍS! E além disso, precisará aprender o idioma desse local, e então você descobre que é uma língua que você NÃO gosta.

Pode até soar contraditório, aprender uma língua que você não gosta, entretanto profissionalmente esse é um feito bem apreciado.

Alguns especialistas em idiomas acreditam que lidar com um idioma pelo qual você não é apaixonado é apenas uma perda de tempo. Se você não gosta do idioma, é menos provável que você se sinta motivado a não apenas estudar, mas também tentar colocá-lo em prática no mundo real.

Às vezes, porém, a necessidade de conhecer um idioma pode superar seus sentimentos pessoais e, se você estiver lendo isso, talvez esteja lutando com isso: precisar aprender um idioma de que não goste particularmente. Se esse é o caso, você definitivamente não está sozinho!

Seja Criativo

A maior armadilha que você provavelmente terá que evitar neste tipo de situação é perder a motivação ou ceder à tendência de procrastinar o aprendizado e a prática da nova língua. A melhor maneira de lidar com isso é tornar o aprendizado qualquer língua exitante e interessante, tome isso como um desafio.

Em vez de confiar nos livros didáticos (o que pode aumentar a sua antipatia pelo idioma), use os recursos on-line para manter o processo de aprendizado atualizado, dinâmico e interativo.

Imagem: Flickr

Isso pode significar encontrar um site de notícias na língua que você quer aprender e onde você pode obter sua dose diária do que está acontecendo no mundo, encontrar músicas e vídeos engraçados no YouTube ou procurar pessoas interessantes no Twitter e Instagram para seguir – sejam eles atletas, políticos, influencers, comediantes ou atores que falam nativamente nesse idioma.

Todas essas opções oferecem doses pequenas e divertidas da língua que você está aprendendo e evitam que você se sinta sobrecarregado com os métodos “padrão” de aprendizagem .

Faça Amigos

Algumas pessoas não gostam de aprender os detalhes de um idioma, mas acham a ideia de usa-lo de maneira muito mais atraente. Quem não se imaginou fazendo uma conversa fluente em italiano ou conversando com um local na Argentina? (Não vale ser em portunhol).

Se ficar estudando regras não é apelativo para você, então vá direto à fonte encontrando “Pen Pal”, ou seja, um parceiro de correspondência (muito usado na era pre-internet). Essa é uma pessoa que você troca cartas, ou mais modernamente, e-mails ou mesmo mensagens de WhatsApp.

Imagem: Flickr

Essa é uma maneira casual (e divertida) de melhorar suas habilidades no idioma no qual você não precisa se preocupar em se envergonhar. Um colega de correspondência ou conhecido que esteja de visita ao país ou de intercâmbio também pode ensinar-lhe terminologias da língua que você quer aprender.

No entanto, lembre-se de que a troca de idiomas acontece em ambos os sentidos, por isso certifique-se de estar preparado para ajudar seu novo amigo com o português também!

Encontre um Professor

Pode ser tentador economizar e não pagar por um professor se você não tem tanto interesse em aprender um idioma, porém infelizmente você não vai muito longe sem um!

Como com qualquer coisa, você paga pelo que recebe, por isso é sempre melhor investir em um professor que tenha experiência e seja flexível e esteja disposto a atender suas lições às suas necessidades pessoais de aprendizado.

Um bom instrutor pode fazer uma enorme diferença ao aprender  idiomas e sempre vai querer saber por que você está aprendendo sua tal língua. Depois de explicar exatamente o que você precisa um bom professor deve ser capaz de moldar as lições de acordo com suas demandas específicas. A melhor parte é que eles podem tornar o processo de aprendizagem divertido!

Use os Seus Sentidos

Em vez de entorpecer seus sentidos com pilhas de flashcards de vocabulário, que tal dar vida a eles e fazer com que vocês os memorize mais facilmente? O problema de sentar e estudar um livro de gramática é que não há nada que vai fixar bem na sua cabeça todo esse conhecimento da língua, e tudo o que foi estudado tende e ser esquecido.

Quando você realmente envolve outros sentidos, a experiência torna-se agradável e fácil de lembrar, o que se traduz em uma nova perspicácia no idioma e você tem menos probabilidade de esquecer.

Imagem: Flickr

Envolver seus sentidos é incrivelmente simples: assistir a um filme, ouvir música ou encontrar uma aula de culinária online no idioma de destino.

Todas essas são ótimas maneiras de investir não apenas na própria língua, mas na cultura, nas pessoas e no modo de vida que fazem parte dela. Você ficará surpreso com o quanto aprenderá e, quem sabe, talvez vá embora amando o idioma que no início você não gostava.

Gostou to texto? Que tal le-lo em sua versão original em inglês?

Comentários sobre Dicas Para Aprender um Idioma Que Você NÃO Gosta