Dica: Entenda a Diferença Entre Eatable x Edible em Inglês

Há algum tempo atrás nós fizemos um quiz nos stories da nossa conta do Instagram perguntando: se algo é apto ao consumo, se é comestível, qual seria a palavra em inglês a ser usada – Edible ou Eatable.

Grande parte dos que responderam a enquete marcaram EATABLE como a resposta correta. Agora explicamos qual é a diferença entre os dois.

 

 

Essas são duas palavras da língua inglesa que levam à confusão entre a maioria das pessoas, principalmente os que não são nativos. Apesar da similaridade, há diferenças sutis entre os significados de edible e eatable sugerindo o uso das duas palavras em diferentes contextos.

 

Eatable

 

Eatable é uma palavra composta de “eat” (comer) e “able (capaz), o que implica que qualquer coisa que possa ser comida classifica-se como sendo comestível. Os sinônimos da palavra são edible e comestible.

No entanto, a palavra é usada com moderação neste sentido, e edible é o termo usado com mais frequência. Eatable é usado mais no sentido de comida que não é de qualidade muito alta, porém ainda pode ser ingerida.

Na verdade, eatable é um termo bastante informal e hoje é mais usado para descrever alimentos “feios” ou pouco apetitosos como comestíveis.

 

Espetinho de pássaro desconhecido, vai encarar? Foto: Wikipedia

Edible

 

A palavra vem do latim edibilis, que significa comer. Descreve um alimento que pode ser consumido sem danos. Este é um sentido que se busca transmitir quando falamos de flores, óleos, frutas e até forminhas de cupcakes comestíveis.

Forminha de cupcake comestível, caso a fome seja muito grande! Foto: talkingretail.com

 

Edible é usado com mais frequência para se referir a itens que podem ser comidos sem preocupações, pois não são venenosos. Se dissermos que o peixe é comestível, isso significa que o peixe não é venenoso e está apto para consumo.

 

Qual é a diferença entre Eatable e Edible?

• Não há muita diferença entre os dois embora eatable seja informal e pouco usado, enquanto que edible é mais formal e usado muito mais comumente.

Edible significa algo que não é tóxico ou venenoso e se encaixa o suficiente para o consumo humano, enquanto eatable significa algo que é palatável.

• Então, algo que está pronto para ser comido é eatable.

• A carne crua é edible mas ainda não é eatable até ter sido cozida.

• Algo que é edible não é sempre eatable, mas se é eatable, é automaticamente edible.

 

Deu fome? Ficou tudo bem explicadinho?

SIGA NOSSA CONTA NO INSTAGRAM:

 

Agora é hora de fazer um teste de nível grátis de inglês clicando AQUI. O melhor de tudo que que você pode começar a estudar bem rapidinho pois nós temos cursos não só de inglês porém de várias línguas, com professores nativos, sendo eles on-line ou presenciais. A novidade é que agora você pode misturar os dois, ou seja, pode começar a estudar remotamente por uma plataforma como Zoom, Skype ou até mesmo WhatsApp, e quando desejar, mudar para aulas presenciais, cara a cara com o seu professor ou professora.

Comentários sobre Dica: Entenda a Diferença Entre Eatable x Edible em Inglês