DiemA música é uma paixão mundial! Foi possível comprovar isso no 59 Grammy Awards, maior premiação da indústria musical, que aconteceu no último domingo, 12 de fevereiro, nos Estados Unidos. O grande nome da noite foi a cantora britânica Adele, que venceu 5 grammys.

O que muita gente não sabe é que existem muitos benefícios no aprendizado de idiomas através da música. Alguns deles são: ouvir canções em outras línguas ajuda na pronunciação correta da palavra e na construção de frases; ajuda também no aumento do vocabulário e muitas vezes no conhecimento de gírias; aumenta a capacidade de ouvir e entender mais rápido outro idioma; além de conhecer mais sobre a cultura de cada país.

Atualmente no Brasil, as músicas em inglês e em espanhol são as mais ouvidas, sem falar do português, é claro. E mesmo assim, a maioria da população não domina estes dois idiomas.
LT Blog MusicaPor isso, a Language Trainers Brasil resolveu te dar uma ajudinha para que o seu aprendizado de uma nova língua fique ainda mais prazeroso e eficiente através da música.

  1. Escolha artistas e músicas que você gosta!

Essa é uma dica essencial! Não adianta nada tentar aprender um idioma com uma música ou um artista que você não gosta tanto. Você corre o risco até de não querer mais aprender. Comece tentando com músicas que você realmente gosta.

  1. Ouça a música com calma e veja se você entendeu o que estava sendo dito

É importante tentar cantar a música sem ver a letra. Essa etapa pode ajudar com a pronunciação e também para testar como está o seu nível no idioma. Nesses casos, o instinto também é importante!

  1. Busque a letra da música e confira se o que você entendeu estava correto

Existem diversos sites com as letras das músicas, e em muitos deles você consegue achar a tradução também. O Vagalume e o Letras de Música são bons e tem um repertório bem abrangente. A partir daí é só conferir as letras e depois a tradução. Dessa forma você pode ter certeza sobre qual é a grafia correta de algumas palavras e também como as frases são formadas.

  1. Ouça a música e leia a letra ao mesmo tempo. Vai te ajudar com a fluência!

Ao ouvir a música e ler a letra ao mesmo tempo, você consegue assimilar melhor o que está sendo dito. Sem contar que ajuda também nos seus conhecimentos orais e na capacidade de falar as frases com uma certa fluência que, com certeza, a música vai exigir. Essa parte é importante também na memorização da letra e de novas palavras.

  1. Cante a música sem olhar a letra

Agora que a música e a letra já estão na ponta da sua língua, é só se divertir cantando! Essa parte é indispensável pois a repetição é uma ferramenta muito importante no aprendizado de idiomas. Ao cantar a música diversas vezes, você já vai ter decorado a letra e com certeza vai ter aprendido muitas palavras novas em outro idioma!

Vale lembrar que devemos sempre tomar cuidado com erros nas canções. Sabemos que cantores, poetas e escritores usam um recurso chamado licença poética, que ocorre quando eles usam uma linguagem incorreta em prol da arte. Se notar algo estranho, vá correndo pesquisar a forma correta das palavras, frases e expressões!

Depois de todas essas dicas, qual música você vai querer ouvir para melhorar o seu aprendizado? É claro que antes de fazer isso é necessário estudar algum idioma né? Faça um teste de nível on-line e GRÁTIS pela Language Trainers e venha aprender conosco!

Comentários sobre Música como forma de aprendizado de idiomas