Certificações Internacionais (Parte 2)

img_logo_br

Continuando esse (nem tão) pequeno “interlúdio” pelas certificações de proficiência, trataremos de mais algumas certificações para o inglês, do certificado DELE (para espanhol). É possível obter mais informações a respeito dos testes em si nos sites das instituições que os aplicam. Geralmente, tais instituições costumam fazer uso de salas de grandes instituições de ensino de idiomas para aplicar a prova. Uma grande instituição que ministre Aulas de espanhol em São Paulo pode ser um bom lugar para buscar informações a respeito do DELE, por exemplo.

 

Michigan: Certificação mais voltada para fins profissionais. Há dois testes diferentes, ambos em duas partes, para certificar o nível intermediário ou avançado. A primeira parte é de múltipla escolha e envolve vocabulário e gramática. A segunda parte é composta por questões de gramática, interpretação de texto, compreensão oral, vocabulário e redação. Há também uma avaliação oral.

 

IELTS: Criada para certificar a proficiência em inglês para fins acadêmicos principalmente em universidades no Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. As provas incluem redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral.

 

Graduate Record Examinations – GRE: Exame voltado para aqueles que já possuem formação universitária (Graduate) e desejam fazer um MBA ou Doutorado (alguns cursos) em universidades americanas.

 

TOIEC: Também administrado pela ETS é um teste de comunicação internacional que mede a proficiência em situações cotidianas e profissionais. A prova é desenvolvida com base no inglês falado em diversos países. Possui características “menos técnicas” (conhecimentos específicos de gramática e vocabulário) e “mais comunicativas” (capacidade de produzir e receber comunicações no inglês falado e escrito em diversos países).

 

Embora o inglês seja o idioma com mais certificações conhecidas, não é o único idioma a contar com certificações internacionais. Abaixo seguem algumas das certificações para outros idiomas:

 

Espanhol

 

DELE – Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) é uma certificação oficial fornecida pelo Instituto Cervantes (de ensino de língua espanhola) e reconhecida pelo Ministério da Educação da Espanha. É exigida pelo pedido de bolsas de estudo e para a entrada em várias universidades. Esse exame classifica o aluno conforme a classificação do quadro de línguas europeu (A1, A2, B1, B2, C1, C2). A prova envolve testes de interpretação de texto, gramática, compreensão auditiva, redação e expressão oral.

Comentários sobre Certificações Internacionais (Parte 2)