Entenda as Diferenças Entre os Exames TOEFL, Cambridge e ILTS

Os testes de proficiência em inglês e suas influências nas experiências acadêmicas ou profissional no exterior

3

Quando nos aprimoramos em uma língua diferente, o ideal é buscar testes de proficiência para saber qual o nosso verdadeiro nível no idioma. Além de a certificação ser um “plus” em nossos currículos, o resultado do teste poderá nos dar aquela resposta que sempre ronda a cabeça de quem esta pretendendo ter um segundo idioma: Sou fluente ou não?

Quando não vivemos em um país que tenha como língua oficial àquela que estamos nos aprimorando, realmente fica difícil ser fluente, e isso nos causa insegurança na hora de um dialogo. Não ter certeza sobre nosso grau de conhecimento é um fator predominante para o erro, afinal o nervoso nos faz esquecer ate daquilo que conhecemos muito bem.

Para os falantes de inglês a dúvida é sempre sobre qual curso optar para garantir um certificado de conhecimento da língua inglesa. Qual a diferença entre eles? O que será testado? Qual a validade dos certificados? Essas e muitas outras perguntas são fáceis de responder, porém as respostas não são muito conhecidas.

2

O exame TOEFL é recomendo para aqueles que querem estudar fora do país, pois várias faculdades e universidades nos Estados Unidos e Alemanha exigem o exame para alunos estrangeiros provarem que estão aptos a entender e participar das aulas.

São avaliadas quatro habilidades especificas: expressão oral, compreensão oral, leitura e expressão escrita. O teste dura em torno de 3 horas e pode ser feito presencialmente ou online. A validade do certificado é de apenas 2 anos, porém pode ser realizado diversas vezes.

O Cambridge FCE (Primeiro Certificado de Inglês) é um exame que prova que o aluno está apto a falar inglês no dia-a-dia com o nível intermediário. É o mais recomendado devido ao exame ser vitalício, ou seja, poderá ser usado como um diferencial no currículo do estudante ou daqueles que irão utilizar a língua inglesa no trabalho.

O teste avalia cinco habilidades: expressão oral, compreensão oral, expressão escrita, leitura e uso do inglês. No último item será analisado se o aluno sabe administrar com qualidade o uso da gramática e do vocabulário.

O Cambridge CAE (Certificado de Inglês Avançado) é para aqueles que querem usar o inglês tanto para trabalho quanto em situações acadêmicas. Basicamente a única diferença com o Cambridge FCE é por ser um certificado de nível mais avançado. Também possui validade vitalícia e são avaliadas a mesmas cinco habilidades do FCE: expressão oral, compreensão oral, expressão escrita, leitura e uso do inglês.

O Cambridge CPE (Certificado de Proficiência em Inglês) é para aqueles que atingiram um nível extremamente alto de inglês. Possui o mesmo padrão que os demais testes Cambridge, sendo vitalício e com avaliação de cinco habilidades. Recomendado para docentes da língua inglesa ou quem tem realmente fluência no idioma.

O exame ILTS (Sistema Internacional de Teste de Inglês) possui duas versões: Acadêmico ou Treino Geral. A versão acadêmica é destinada aos que querem cursar instituições de nível superior e para profissionais que querem estudar ou trabalhar em países que tem o inglês como a primeira língua. O treino geral é recomendado para quem não tem a intenção de estudos acadêmicos, porém necessita do certificado para trabalhos ou para questões de imigrações.

O exame não possui data de expiração, porém geralmente as instituições não aceitam os testes realizados com mais de 2 anos. São avaliadas quatro habilidades: expressão oral, compreensão oral, expressão escrita e leitura.

 Se você já tem conhecimentos em inglês e quer tirar seu certificado de proficiência, faça um teste de nível on-line e gratuito com resultado imediato, caso queira mais informações sobre nossos cursos, entre em contato com a Language Trainers Brasil.

Comentários sobre Entenda as Diferenças Entre os Exames TOEFL, Cambridge e ILTS