Ideias Erradas Que os Brasileiros Têm Sobre o Reino Unido

A primeira vez que viajei para fora do Brasil, eu tinha 23 anos e fui para a Inglaterra, mas precisamente para Newcastle, para fazer um curso de que duraria 1 ano. Para nós brasileiros, nos chega muita pouca informação de como é a Inglaterra ou o Reino Unido.

Essa dúvida de qual é a diferença entre Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha é um clássico equivoco. Nós no Brasil recebemos muitas influências dos Estados Unidos e não conhecemos muito da cultura e hábitos britânicos, o que nos leva a pensar ou criar um universo muito fantasioso sobre esse país.

Ao chegar na terra da rainha, principalmente nos primeiros dias, tive muitas surpresas, sendo que o primeiro choque foi os carros na rua sendo conduzidos na mão inglesa. Com o passar do tempo fui me acostumando e hoje me sinto capaz de listar alguns conceitos equivocados que temos.

1988_Jaguar_XJS_Convertible_22095074342.jpg

Imagem: Wikipedia

1)   Primeiramente, há uma grande confusão  sobre qual é a diferença entre Reino Unido, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, Irlanda e Grã-Bretanha.

Quase nenhum professor de geografia no Brasil ensina essas divisões geográficas (Ilha da Grã-Bretanha e Ilha da Irlanda) e a Divisão politica, ou seja, que o Reino Unido é um país formado por 4 estados (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e que a Irlanda é um país independente.

Bandeira-Reino-Unido-700x700.jpg

Sempre referimos a todo isso somente como INGLATERRA. (ps. Nunca chame um escocês de inglês)

2)   Mesmo que o Reino Unido faça parte da União Européia (muito contestado por muitos britânicos e o Brexit ta aí para provar isso) não se usa o Euro como moeda corrente no país e sim a Libra Esterlina.

British-pound-notes-on-table.jpg

Imagem: Wikipedia

3)   O País não é formado só por velhos usando ternos, nem senhoras nos seus vestidos impecáveis. Há muita gente jovem, produção de arte de rua, de música (vale a pena lembrar que a Inglaterra é a terra do Rock, e de bandas como The Beatles, Led Zeppelin, Queen, Bee Gees, Artic Monkeys, Cold Play, etc).

3474558151_c0f5fe2efa_o.jpg

Imagem: Flickr

Nas grandes cidades há muita vida, e pessoas que usam roupas esportivas. Entretanto os tons escuros nas roupas são predominantes.

4)   Não há somente chuva e dias nublados. Mesmo que curto e não tão quente como o Brasil, há sim verão com dias lindos, cheios de flores, gramados verdes e sol. Nesses dias, os britânicos desfrutam muito, geralmente indo a parques e simplesmente deitando curtindo o sol.

england-144701_640.jpg

Imagem: Pixabay

5)   Há pobreza no país. Não é porque é um país desenvolvido e está na Europa que não há pobreza. Há sim, porém a forma em que o Estado cuida de seus pobres é diferente do Brasil.

6)   Os britânicos gostam muito de cerveja, porém os pubs não ficam abertos até o sol raiar como os bares brasileiros. Às 23:30 os pubs fecham, e fecham MESMO.

6000889485_bea6e62fff_z.jpg

Imagem: Flickr

7)   Nem todos falam como Harry Potter no país. Há diversos sotaques, dialetos e até mesmo outras línguas que não tem nada haver com o inglês sendo faladas no país. Quando havia chegado em Newcastle, não podia entender muito do que me falavam.

Demorou 3 meses para entender o sotaque Geordie (falado na cidade). Dentro de uma mesma cidade, como Londres, há diferentes formas de falar dependendo de qual parte da cidade a pessoa vem. No interior da Inglaterra, mais precisamente no condado de York, há um inglês quase incompreensível, para os brasileiros que estudaram o inglês americano padrão na escola (como eu).

Na Escócia há 2 línguas que coexistem com o inglês, que é o Scots e o Gaélico Escocês, assim como no País de Gales se fala o Gaélico.

8) Nem tudo é muito mais barato na Inglaterra que no Brasil. O Reino Unido é um país caro se comparado com o resto da Europa (exceto os países escandinavos). Um Brasileiro pode achar muito barato os eletrônicos ou perfumes no país, porém frutas, verduras e comida são caras, se compararmos ao Brasil.

Meu plano inicial seria ficar apenas um ano em terras Britânicas, porém, ao final, fiquei quase dois anos no Reino Unido, e pude conhecer muito desse (desses) país maravilhoso.

Desde os Highlands na Escócia, ao Lake District no Norte da Inglaterra. As ovelhas do País de Gales, o coração da Inglaterra em Birmingham.

www.maxpixel.net-Pasture-England-Sheep-United-Kingdom-Landscape-2921680.jpg

Imagem: Max Pixel

As belas praias da Cornwall. E esse incrível povo que sempre na sua discrição, me perguntava porque havia trocado o ensolarado Brasil por esse país frio, de céu cinza e úmido.

Comentários sobre Ideias Erradas Que os Brasileiros Têm Sobre o Reino Unido