Hoje, dia 21 de Fevereiro, é comemorado o dia Internacional da Língua Materna, mas o que é exatamente uma língua materna?

A expressão vem de uma época quando as crianças eram alfabetizadas maioritariamente em casa, pelas mães.

É a primeira língua que a criança aprende, podendo ser chamada também de língua nativa e corresponde ao grupo étnico-linguístico que a criança se identifica culturalmente.

Língua materna

Língua Materna / Canva

A importância

O falante nativo, ou de língua materna, possui uma forte ligação cultural e de identidade com sua comunidade e meio.

Ser um falante nativo, significa ser linguisticamente próximo a outros falantes, à língua comum de qualquer comunidade, seja de uma família, cidade, tribo, povoado, região, ilha, país…

Com relação a competência do falante nativo, tem noção de automaticidade, sendo totalmente capaz de assimilar de forma automática e familiar todos os recursos estruturais do código linguístico.

Bilíngue

Bilíngue em inglês / Canva

Em certos casos, quando a criança tem pais, ou é educada por outras pessoas, que falam duas línguas diferentes, é considerada bilíngue quando aprende as duas línguas.

Além disso, possui total autonomia e consciência de sua própria gramática, fala e do outro.

O dia Internacional da Língua Materna

Esta data de 21 de Fevereiro foi criada pela UNESCO para promover a conservação da língua nativa, a importância do multilinguismo e a conscientização da diversidade cultural.

A idéia para comemorar este dia veio de uma iniciativa de Bangladesh, e a data comemora o dia em que o povo Bengal lutou pelo reconhecimento da língua bengali, ou bengla.

O dia foi histórico, marcado por um protesto de estudantes para reconhecer a língua como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.

Dia internacional da língua materna

Imagem ONU

Muitos programas e eventos acontecem ao redor do mundo para celebrar este dia e incentivar a tolerância multicultural.

Leia mais sobre este dia em: ONU News

Aprenda uma língua nova conosco e seja multicultural!

Saiba mais em: Language Trainers !

 

Comentários sobre O que é Língua Materna?