Para Os Amantes do Novo e Antigo Mundo: A Estônia É o Caminho

A Estônia é um dos três países que fazem parte da região conhecida por Estados Bálticos que está localizada no nordeste da Europa, na costa do mar Báltico. São eles: Lituânia, Letônia e Estônia.

Eesti_lipp

Por muitos anos essa região foi controlada pelo Império Russo e em 1920, quando usaram da vulnerable do novo regime comunista, se tornaram independentes. Entretanto, por estarem praticamente ao lado do território russo, possuem muito de suas características e o ensino da língua russa em algumas escolas é obrigatório.

Por ter ligações diretas e histórias com os países nórdicos, mais especificamente a Finlândia, a língua estoniana faz parte de um grupo próximo ao finlandês e também com relações estreitas com o Húngaro. Essas influências mais o maltês e o próprio estoniano fazem parte do grupo de línguas oficiais da União Europeia que não são de origem indo-europeia – (esta uma família na qual se encontram as principais línguas da Europa, Irã e norte da Índia).

O que tão de magnífico encontramos nesse país?

Esse paraíso gelado possui a cidade medieval mais preservada no nordeste europeu, a capital Tallinn. Esse é o destino perfeito para os que buscam o conforto do mundo moderno, uma boa vida noturna e aventuras de tirar o fôlego com a cena cultural  e histórica local ao mesmo tempo!  É uma linda mistura entre o novo e o velho, e por ser uma cidade relativamente pequena e verde, você pode aproveitar  lindos passeios cênicos durante todo um fim de semana.

2

Além disso, 50% de todo o território do país é basicamente coberto por florestas. Isso seria 2 milhões de esquitares e é um dos aspectos mais dominantes da vista do país. Sentiu o cheiro de terra? Além do mar verde, existem mais de 2.000 ilhas para explorar. Sim, duas mil! A vida corre devagar nessas ilhas onde o estilo estoniano ainda se mantém forte e são conhecidas pelo seu charme rural onde é possível explorar como os habitantes viviam antes da era moderna. Em algumas parte, a natureza é quase virgem, sem nenhuma interferência humana.

Por ser uma grande quantidade de ilhas, algumas são muito pequenas e não habitadas. Se você é um aventureiro de lugares calmos, gosta de pescar ou mergulhar, você com certeza encontrará um lugar perfeito para descansar por aí.

A Ilha de Saaremaa é a anciã dos estonianos e possui um lugar especial no coração de cada habitante do país, até mesmo para aqueles que são completamente continentais. O lugar é um verdadeiro paraíso e representa o espirito estoniano livre e às vezes remoto.

3

Mas as maravilhas não ficam só nos lagos, no verde e nas belas ilhas: a Estônia é um país altamente digitalizado e desenvolvido!

Hoje em dia os estonianos possuem de mais de 600 serviços do “e-service”. Desse serviço, os habitantes utilizam de um cartão de identificação local no qual efetivamente age como um passaporte online. Aqui vai uma lista do que se pode fazer com esse cadastro:

Usar a identidade para pagar o transporte público.

Pagar o estacionamento em vias públicas.

Votar online.

Transferências de banco online.

Receber receitas médicas digitais, mesmo que remotamente.

Criar uma empresa do seu computador em 18 minutos.

Se inscrever em programas do governo.

Incrível que um país tão pequeno como esse (que seria nada mais e nada menos que o território do Espirito Santo) tenha sido considerado o país mais digitalizado do mundo em 2013 pela revista “The Economist”, não? (para os que não sabem, o Skype foi criado na Estônia)

Esse cartão de identificação está em qualquer serviço no país. Pode tanto autenticar a identidade como também promover uma assinatura on-line. O peso desse assinatura é determinada pela lei estoniana que a reconhece, e para diminuir o risco de fraude o sistema possui a sua própria maneira. Se por ventura alguém perde esse cartão ele pode ser cancelado e ha cerca de uma década nenhum fraude foi reportado.

Internet também é algo sério para essa população. Com toda essa conectividade não é surpresa que existam redes wireless por quase todo o país, na sua grande maioria grátis e de alta velocidade. Você pode encontrar pontos em parques, cafés, restaurantes, aeroportos, pontos de ônibus e estações. É possível até encontrar pontos em lugares distantes como a praias e florestas.

359384554_07746ec031

Em resumo: quer a simplicidade e o tradicionalismo da cultura européia sem perder as regalias do mundo moderno? Visite a Estônia.

Gostou do tour? Para não se perder com tanta informação nada melhor que falar bem, não? Grande parte dos estonianos falam em inglês. Que tal fazer um teste de nível on-line e gratuito com a Language Trainers Brasil? Se não confia muito em seus conhecimentos, entre diretamente em contato conosco. Nägemist!

Comentários sobre Para Os Amantes do Novo e Antigo Mundo: A Estônia É o Caminho