Feliz Páscoa: Saiba como este feriado é comemorado em 10 países!

Feliz Páscoa!Como este feriado é comemorado em 10 países
A Páscoa, o feriado que é predominantemente conhecido no Brasil como “Semana Santa”, é uma das datas mais importantes do nosso país – já que é um feriado predominantemente comemorado por cristãos e judeus –  e o Brasil tem em sua maioria cristãos. Estes dias festivos não tem uma data definida, geralmente ocorre no primeiro domingo
depois da primeira lua cheia, que acontece depois do equinócio de outono no hemisfério sul, e primavera no hemisfério norte.

No Brasil, a Páscoa envolve muitas tradições, um exemplo é que é proibido comer carne na sexta feira da paixão (como este dia é chamado segundo o calendário cristão). E então a Language Trainers Brasil começou a se questionar se esse feriado também é tão importante em outros países. Como será que os nossos amigos “gringos” comemoram a Páscoa?

1. Grécia
Um dos costumes mais inusitados de Páscoa acontecem na Ilha de Corfu, na Grécia. No sábado (dia em que chamamos de “sábado de aleluia”), por volta de 11 horas da manhã, as pessoas vão para as varandas e janelas e jogam vasos de barro e louças na rua. O simbolismo nesta tradição está no fato de que os cacos significam renovação, deixar o passado e dar espaço para coisas novas.

grecia

Vasos são quebrados em sinal de renovação na Ilha de Corfu, na Grécia/ Foto via Wikimedia

2. Dinamarca 
A Páscoa na Dinamarca parece mais com o Halloween. Na quinta-feira santa, as crianças se vestem de bruxos e vão de porta em porta pedir doces ou dinheiro. Também existe uma competição que consiste em atirar ovos cozidos decorados em uma montanha, o vencedor é o competidor cujo ovo chegue mais longe.

3. El Salvador 
A cidade de Texistepeque, que fica a cerca de 80 quilômetros da capital San Salvador, tem um ritual chamado de Talciguines. As pessoas se fantasiam de Jesus e do diabo e simulam lutas, o vencedor sempre é o bem, logicamente representado por Jesus.

4. China
A Páscoa na China não tem nada a ver com ovos de páscoa, tem a ver com ancestralidade. Neste período, os chineses comemoram um festival chamado de “Ching-Ming”, no qual as pessoas visitam túmulos de ancestrais e fazem oferendas de comidas e doces.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Páscoa na China tem a ver com honrar aos ancestrais/ Foto via Flickr

5. Ucrânia
Existe uma lenda na Ucrânia de que se as crianças se comportarem bem na madrugada de sábado para o domingo de Páscoa e esconderem um boné de tecido pela casa, então o coelho os presenteia com ovos coloridos e doces. Os ovos coloridos também são bastante utilizados para servirem de presentes para amigos e parentes.

6. Uruguai
A forma de comemorar a Páscoa do nosso vizinho sul-americano é bem similar a nossa. Na quinta-feira, os uruguaios refazem a Via Crucis. A sexta-feira é dia de luto pela morte de Jesus e não é permitido comer carne. No domingo, eles comemoram comendo muitos ovos de chocolate.

7. Índia
A religião oficial da Índia é o hindu, portanto, na maioria das cidades ao invés dos indianos comemorarem a Páscoa, eles comemoram o Festival Holi. Essa data relembra o nascimento do deus Krishna, e os indianos se reúnem para dançar, cantar e degustar banquetes. Outras marcas registradas da festa são os elefantes pintados e o fato de que as pessoas atiram pó colorido uma nas outras. 

Holi_Festival_of_Colors_Utah,_United_States_2013

O Festival Holi é famoso no mundo inteiro/ Foto via Wikimedia

8. Etiópia
A Páscoa na Etiópia começa com uma quaresma em que as pessoas não podem consumir nenhum produto de origem animal. O domingo de ramos é marcado por um festival chamado Fasika, quando os etíopes se vestem de branco e usam enfeites nas cabeças.

9. Romênia
Na Romênia, a Páscoa é um período de esperança para as moças que querem arranjar marido. Os rapazes vão de casa em casa procurando jovens solteiras e se estiverem prontas para dormir, eles jogam baldes de água nas moças. Para agradecer a “gentileza”, as jovens os presenteiam com ovos decorados ou um bolo tradicional de Páscoa. Com isso, acredita-se que elas se casarão em breve.

10. Bermuda
Neste arquipélago localizado no Caribe, a Páscoa não tem nada a ver com chocolates. Ao invés de se deliciar com a guloseima, os bermudenhos realizam um festival de pipas, que funciona como um símbolo de que Cristo subiu aos céus.

Gostou das diversas tradições de Páscoa? São nesses momentos que percebemos que o mundo é enorme e que uma das melhores coisas da vida é conhecer culturas diferentes. Mas saiba que para isso, é essencial falar um outro idioma além do português. Por isso, não perca tempo! Faça um teste de nível online e GRATUITO e venha estudar com a Language Trainers Brasil!

Comentários sobre Feliz Páscoa: Saiba como este feriado é comemorado em 10 países!