Que Língua é Essa? Conheça Mais Sobre o Holandês, a Língua dos Semi-Finalistas da Copa do Mundo

Ah!!! Holanda, terra das tulipas e bicicletas. Na verdade o nome do país devia ser chamado Países Baixos, chamar o país de Holanda seria mais ou menos o mesmo que chamar os Estados Unidos de América.

Tulipas Holandesas

Tulipas Holandesas

A Holanda do norte e a Holanda do sul são as duas maiores e principais regiões dos Países Baixos (isso porque estão abaixo do nível do mar). Devido a importância dessas duas regiões, comumente o país e chamado de Holanda. Um pequeno país no norte da Europa, que já foi domínio espanhol, já dominou parte do nordeste brasileiro, são bons de futebol e possuem três títulos de vice-campeões mundiais (1974 perdeu para Alemanha na Copa do Mundo da Alemanha, em 1978 perdeu a duvidosa final contra a Argentina, na Argentina, e em 2010 perdeu novamente uma final de copa, dessa vez para a Espanha).

Inicialmente. Por que usam a cor laranja? O laranja faz referência às cores oficiais da dinastia reinante no país, os Orange-Nassau

Queensday_2011_Amsterdam_25

Esse pequeno país de população predominantemente loira (descendente dos Batavos). Já estiveram no Brasil por muitos anos. Se você é de Pernambuco, conhece muito da história de Maurício de Nassau e sabe que se os portugueses não tivessem expulsado os holandeses, vocês estariam falando holandês agora. Como herança desse colonialismo restaram algumas pontes, algumas crianças loiras de nome VAN DER LEY. Sim, o famoso nome VANDERLEY na verdade é um nome de origem holandesa como VAN BASTEN, VAN PERSIE, VAN DER SAR, e o que isso significa? Nada mais nada menos que “DA”, como João da Silva, Joaquim da Costa. o VAN e o VAN DER poder ser comparado ao FROM THE do inglês.

“Como herança desse colonialismo restaram algumas pontes, algumas crianças loiras de nome VAN DER LEY. Sim, o famoso nome VANDERLEY na verdade é um nome de origem holandesa como VAN BASTEN, VAN PERSIE, VAN DER SAR, e o que isso significa? Nada mais nada menos que “DA”, como João da Silva, Joaquim da Costa. o VAN e o VAN DER poder ser comparado ao FROM THE do inglês.”

Falando em inglês, a língua de Shakespere, é uma língua irmã do holandês (ou oficialmente neerlandês), assim como o alemão e o africâner, que é uma das onze línguas oficiais da África do Sul e falada marjoritariamente pelos brancos sul-africanos.

Inglês - Holandês

Inglês – Holandês

Onde o holandês é falado?

Holandês é  nacional na Holanda, Bélgica (na região de FLandres ao norte e recebe o nome de flamenco), Suriname na América do Sul e as Antilhas Holandesas.  No Suriname e as Antilhas Holandesas, holandês ainda é uma língua oficial, mas várias outras línguas são faladas lá também.

No total, existem mais de 22 milhões de falantes nativos de holandês e que a segunda língua mais falada na Alemanha, norte da França e cada vez mais na Europa Oriental. Você também pode encontrar falantes nativos mais velhos na Austrália, Nova Zelândia, nos Estados Unidos e no Canadá, como muitas pessoas holandeses migraram para esses países em 1950.

Para finalizar, há duas municipalidades holandesas no Caribe. Sim, não territórios, e sim consideradas CIDADES da Holanda no continente americano. São Curaçao, Bonaire e Aruba. Nessas três ilhas/municípios, se fala o Papiamento, uma língua criada através da fusão do português falando pelos escravos que vieram de Cabo verde e Guiné-Bissau, misturado com espanhol (influência dos venezuelanos que foram às ilhas, com o inglês e o holandês. Porém essa é uma história que será contada em outro artigo.

Interessou-se pela língua holandesa (neerlandês) e vai torcer para que eles vençam a Argentina nas semi-finais da Copa do Mundo?

Faça um TESTE DE NÍVEL GRÁTIS, on-line com a Language Trainers Brasil

 

Comentários sobre Que Língua é Essa? Conheça Mais Sobre o Holandês, a Língua dos Semi-Finalistas da Copa do Mundo