A internet e a globalização estão encurtando a distância entre os vários países do nosso planeta. Além de mudar a maneira como nos relacionamos, isso muda também a forma como vemos o mundo e as incontáveis oportunidades que estão agregadas a este processo. Por exemplo, antigamente, os nossos pais nem pensavam na possibilidade de estudar no exterior. Hoje em dia, a maioria dos brasileiros sonha em conquistar uma oportunidade como esta.

Aqui no Brasil, o extinto Ciência Sem Fronteiras foi um divisor de águas neste processo. Diversos jovens que sonhavam com a oportunidade no exterior e que não tinham condições financeiras para tal, finalmente conseguiriam ter esta experiência tão enriquecedora de morar fora. Infelizmente, o programa não existe mais. Porém, o mundo é um lugar muito grande e com muito esforço e vontade, é possível realizar sonhos como este!
map-2236961_1920
Para te motivar a não desistir de estudar fora, a Language Trainers Brasil decidiu listar algumas transformações que todo ser humano que decide estudar no exterior acaba vivenciando.

1. Organização
Sair da cidade natal para um país completamente novo, com pessoas diferentes é uma experiência que, sem dúvida, faz a pessoa mudar da água para o vinho! O fato de ser responsável por tudo faz com que você seja obrigado a ser organizado, até mesmo sem sentir. Pagar contas, administrar o dinheiro, cozinhar, limpar a casa (lembrando que a cultura de diaristas ou empregadas não é comum na maioria dos países lá fora), entre outras coisas, são funções que parecem banais, mas exigem muita organização e planejamento.

2. Flexibilidade
A maioria das pessoas que vão estudar fora não consegue alugar um apartamento sozinha, portanto, dividir casa é quase que um requisito. Se às vezes já é difícil dividir casa com a família, imagine com completos desconhecidos e com a cultura doméstica completamente diferente? E isso exige muita flexibilidade e habilidade no trato! Mas ao vencer estas barreiras, os seus roommates podem se tornar parte da sua família no exterior!

3. Maturidade
Viver longe da família em um local diferente faz com que você se torne “menos mimado”. Com isso, vem a famosa maturidade, que muitas vezes pode se confundir com a organização, mas é um pouco mais profunda do que isso. É necessário pensar como um adulto e focar nas coisas que realmente importam ao invés de besteiras que costumavam importar. Passamos a ver que o mundo lá fora não é cor de rosa e aprendemos a enxergar nossas batalhas com racionalidade e maturidade.
student-849825_1920
4. Estudo e idioma
Os sistemas educacionais de cada país podem variar bastante e o fato de ter que se adaptar à isso já é um fator que agrega muito experiência para cada estudante. Existem lugares em que exigem mais do aluno fora de sala do que dentro, e vice-versa. Outros em que o ensino é mais prático, outros mais teóricos. Tudo pode mudar! E é claro, se o idioma for diferente da sua língua nativa, ainda vai ter o bônus de melhorar consideravelmente os seus conhecimentos em tal língua!

Depois de ler tudo isto, ficou claro que estudar no exterior só vai te tornar uma pessoa melhor né? Atualmente existem maneiras de financiar os estudos fora e vale lembrar que em alguns países, o ensino superior é gratuito! É o caso da França e Alemanha! Mas é claro que para isso é necessário conhecimentos prévios em determinados idiomas. Acho que a gente já conseguiu te animar a tentar não é? E que tal estudar um idioma antes de ir para aumentar as suas chances de conseguir? Faz um teste de nível online e gratuito e vem pra Language Trainers Brasil!

Comentários sobre Estudar no exterior: Aprendizados e desafios