10 Palavras que Shakespeare Inventou e que Usamos Hoje em Dia

A vida e os tempos do famoso dramaturgo inglês William Shakespeare podem ter fica no passado, no longínquo século 16, mas sua influência na língua inglesa e em outras como até mesmo o português estendem-se muito além desse período de tempo entrando diretamente em nossa era moderna.

Muito provavelmente se você em algum momento da vida leu Shakespeare, sem dúvida deparou-se com uma enorme quantidade de palavras as quais você deve saber que ele próprio, Shakespeare, é de fato o criador delas. Confira abaixo uma lista com dez palavras que ele inventou que ainda usamos hoje:

1. ARCH-VILLAIN (Arquivilão)

De: Timon of Athens, Ato V, CENA I

Embora o “vilão” já fizesse parte da língua inglesa, Shakespeare acrescentou o prefixo “arque” para tornar essa palavra maior e pior do que antes – trazendo um novo nível de “maldade” para a palavra “vilão”.

via GIPHY

2. BEDAZZLED (estupefato)

De: The Taming of the Shrew, ATO IV, CENA V

Da próxima vez que você estiver se maqueando ou vestindo estonteantemente para uma balada, lembre-se de de Shakespeare.

A palavra acima criada por ele significa impressionar muito (alguém) com brilho ou habilidade.

3. EVENTFUL (Muito ocupado)

De: As You Like It, ATO II, CENA VII

Shakespeare escreveu essa palavra que significa: cheio de coisas pra fazer, para usá-la na frase “história cheia de acontecimentos”, mas você provavelmente também poderia usá-la para o seu dia a dia ocupado, não é?

via GIPHY

4. COLD-BLOODED (A sangue frio)

De King John, ATO III, CENA I

Você provavelmente já ouviu falar do termo “assassino de sangue frio”, mas você provavelmente não sabia que foi Shakespeare quem inventou esse complemento “a sangue frio” para indicar alguém que não tem emoção.

via GIPHY

 5. INAUDIBLE (Inaudível)

De: All’s Well That Ends Well, ATO V, CENA III

Um dos truques favoritos de Shakespeare quando se tratava de criar novas palavras era simplesmente adicionar um prefixo aos já existentes. Aqui ele adicionou um prefixo negativo à palavra “audível” e voila “inaudível” nasceu!

via GIPHY

6. MANAGER

De: A Midsummer Night’s Dream, ACT V, SCENE I

Sabe aquela fofoca na hora do cafezinho sobre o “manager” da sua empresa? Bem, se não fosse por Shakespeare, os seus dias de trabalho não seriam o mesmo.

via GIPHY

7. SWAGGER (Arrogância)

De: Henry V, ATO II, CENA IV & A Midsummer Night’s Dream, ATO III, CENA I

Sabe aquela pessoa? Aquela…. que anda e para de maneira muito confiante, cheia de si mesmo e tipicamente arrogante ou agressiva, Shakespeare criou uma palavra em inglês que a define.

8. UNCOMFORTABLE (Desconfortável)

De: Romeo & Juliet, ATO IV, CENA V

Mais um exemplo do uso criativo de prefixos de Shakespeare. Quem teria pensado que, simplesmente adicionando “un” à frente de uma palavra já existente, ele mudaria a língua inglesa para sempre?

via GIPHY

9. BELONGINGS (Pertences)

Measure for Measure, ATO I, CENA I

Quem já viajou para o exterior conhece essa palavra que é dita ao levantar do avião avisando para você não se esquecer dos seus “belongings” (pertences) que estão a bordo. As coisas seriam ditas de uma forma muito diferente se Shakespeare não tivesse tido um súbito surto de criatividade.

10. ASSASSINATION (Assassinato)

De: Macbeth, ATO I, CENA VII

Embora a palavra “assassino” já existisse de Shakespeare em peças de teatro, a palavra assassination nunca havia sido usada (ou sequer existia) antes que que o escritor inglês começou inserir-la em suas obras teatrais, surgindo assim uma nova forma e sinônimo par a palavra “murder”.

via GIPHY

Graças a Shakespeare, a língua inglesa foi significativamente alterada. No entanto, todas as línguas, desde que os primeiros registros de fala que apareceram em torno de 50 mil anos atrás, os idiomas se divergem por vários caminhos e evoluíram para as 6.500 línguas que temos hoje.

Por isso, é tão importante acompanhar a comunidade de idiomas do mundo moderno. Estude inglês e sua evolução ou aprenda novos idiomas e descubra as milhares de maneiras pelas quais as línguas de todo o mundo mudam.

Comentários sobre 10 Palavras que Shakespeare Inventou e que Usamos Hoje em Dia