S.O.S. Mochileiros: Formas de se economizar em hospedagem

Economizar durante uma viagem pode te dar a oportunidade de viajar para outros destinos, ou até de ficar por muito mais tempo em um lugar onde você tenha gostado e queira conhecer melhor. O importante é saber como fazer para tornar sua viagem mais longa e menos dispendiosa. Portanto damos três dicas importantes de como conseguir hospedagem gratuita durante uma viagem:
1- Trabalhe em um hostel
Muitos hostels oferecem quartos compartilhados em troca de trabalho. Como não é um trabalho formal esses acordos geralmente exigem que você trabalhe por meio período, de três a quatro dias por semana. Além de não gastar nada com hospedagem, os hostels são bem localizados e permitem com que você viva perto de pontos turísticos interessantes ou da vida noturna da cidade.
O trabalho geralmente é de recepcionista, mas em hostels maiores existe a vaga de barman. Em alguns casos pode ser que você tenha que trabalhar no turno da noite, o que exigiria o sacrifício de algum dia do fim de semana, mas como outros voluntários alternam em suas funções é possível negociar os dias mais interessantes para aproveitar a cidade. Além disso viver em um hostel te dá a chance de conhecer viajantes de todas as partes do mundo e caso você esteja estudando algum idioma, terá muita chance para pratica-lo.
Para se inscrever a esse tipo de vaga pode-se recorrer ao Craiglist da cidade onde você almeja visitar, ao site Worldpackers, ou ao próprio site ou página oficial do hostel. Tenha o cuidado de buscar o máximo de informação possível sobre o lugar onde você vai trabalhar, leia recomendações e críticas de outros viajantes, alguns lugares podem ser enganosos. Pratique inglês antes de ir uma vez que esse idioma é essencial para exercer esse tipo de trabalho.
null
2- CouchSurfing
O CouchSurfing é uma rede social onde, os usuários oferecem acomodação grátis aos viajantes. Couchsurfing pode ser literalmente traduzido como “surfe de sofá”, uma vez que os anfitriões cadastrados no site oferecem um sofá, uma cama ou algum canto onde os hospedes possam dormir.
O serviço é ideal para quem vai ficar apenas alguns dias na cidade visitada. Além de grátis é possível se aproveitar do conhecimento do anfitrião sobre a cidade, sobre os pontos turísticos, bares, boates e restaurantes. Isso pode economizar muito tempo e te salvar de algumas “furadas”, afinal se você vai ficar só por alguns dias em algum lugar perder tempo com festas ruins e em lugares que não valem a pena ser visitados pode estragar sua viagem.
Para acessar o site é preciso criar um perfil, quanto mais informações você preencher melhor. Os anfitriões analisam os perfis para descobrirem se é seguro ou não hospedar essa ou aquela pessoa. Os hóspedes também devem ficar de olho as referências do usuário, e se o mesmo é compatível com o seu perfil ou o que você tem planejado para a viagem.

3- Trabalho voluntário
O site Workaway é uma opção de médio prazo, intermediária entre as duas listadas acima. Assim como o CouchSurfing, o Workaway também é uma rede social, mas no lugar de hospedagem gratuita, o anfitrião disponibiliza hospedagem em troca de trabalhos específicos.
Essa opção exige um cadastro pago no site, portanto não é inteiramente gratuita.Muitas vezes as vagas são oferecidas por famílias, embora algumas organizações, especialmente ONGs também façam uso desse website. Os voluntários devem criar um perfil descrevendo algumas das suas habilidades específicas, e depois se inscreverem nas vagas listadas pelos anfitriões. Pode-se encontrar todo tipo de anúncio, desde mão de obra para restauração de castelos, até jardinagem ou trabalho em fazendas.
As oportunidades podem ser muito interessantes para quem viaja com a intenção de conhecer outras culturas e te dá a chance de aprender outro idioma enquanto trabalha. A duração da estádia depende de cada projeto e dependendo do seu nível de proficiência no idioma local pode te dar a chance de adquirir prática suficiente para se tornar fluente.
Para economizar em hospedagem viajando pelo mundo é indispensável o conhecimento em inglês. Para descobrir sua proficiência no idioma faça um teste de nível on-line e GRÁTIS pela Language Trainers. Nunca aprendeu nada de inglês? Sem problemas! Entre em contato conosco e dê um up no seu curriculum!

links relacionados:
Worldpackers
Couchsurfing
Workaway

Comentários sobre S.O.S. Mochileiros: Formas de se economizar em hospedagem