Conheça Mais Sobre a Argélia – O Representante do Norte da África na Copa Do Mundo do Brasil

No artigo da semana passada, sobre as seleções africanas na Copa do Mundo, cometi um erro e de certa forma uma injustiça, ao deixar de incluir a seleção da Argélia entre as que representam o continente africano no mundial do Brasil.

Devido a uma divisão cultural dentro da África, o Norte do continente é muitas vezes diferenciados dos subsaarianos. Esse divisão é assim: Os países ao norte do deserto do Saara, são chamados de Magreb ou Magrebe (em língua árabe, المغرب, Al-Maghrib, que significa “poente” ou “ocidente” é a região noroeste da África). Os os que estão abaixo do mencionado deserto, são conhecido como os países da África subsaarianas ou África negra.

Magrib

Para os fãs de futebol é importante lembrar que o mais famoso jogador francês da história, Zinedine Zidane, é de origem argelina.

3315998018_bd22a1d3a5_z

Abaixo alguns fatos do país:

1. Argélia é o maior país em área na África.

2. O Deserto do Saara cobre 80% da Argélia.

3. Atualmente o árabe é a língua oficial e a mais falada do país. Cerca de 15% da população ainda fala a língua berbere; estes habitantes vivem maioritariamente nas regiões do norte do país, mas também incluem os tuaregues do Saara. O francês é largamente falado, e cerca de 1% da população argelina é descendente européia.

Panneau_de_signalisation_multilingue_à_Issers_(Algérie)

Placa argelina em árabe, berbere e francês

4. A seleção argelina de futebol, conhecida como Les Fennecs – As Raposas do Deserto, está em sua quarta copa do mundo. Já participaram dos mundiais de 1982 (na Espanha), 1986 (no México), 2010 (na África do Sul) e agora em 2014. Conquistaram sua primeira vitória em copas no último domingo, dia 22 de junho, frente a seleção da Coréia do Sul.

6. As únicas pessoas que nasceram na Argélia a ganharam prêmios Nobel foram Albert Camus (Literatura 1957) e Claude Cohen-Tannoudji (Física, 1997).

7. Albert Camus jogou como goleiro do time de futebol da Universidade de Argel, o que pode, portanto, ser única universidade do mundo a ter um goleiro vencedor do Prêmio Nobel em sua equipe. Camus era o goleiro da seleção universitária. Ele era um apaixonado por futebol, e essa paixão ele levou por toda a vida. Em 1949 quando visitou o Brasil impressionou-se pelo amor que nós temos pelo futebol e diz-se que ao chegar no país, a primeira coisa que pediu foi para ser levado para assistir uma partida de futebol. 

8. Em 2007, um tribunal na Argélia tinha que se pronunciar sobre a propriedade de um burro que tinha comido o dinheiro trazido por um comprador para a sua venda.

9. A temperatura mais alta já registrada na Argélia foi 51 graus, registrada  em agosto de 2011

Gostou? Que tal um teste de nível em ÁRABE ou FRANCÊS?

Comentários sobre Conheça Mais Sobre a Argélia – O Representante do Norte da África na Copa Do Mundo do Brasil