Quem é promíscuo levanta a mão

img_logo_br

Há alguns meses, o mais famoso representante da (ultra)direita brasileira (e também a mais barulhenta viúva da ditadura), o Deputado Federal, representante do estado do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro teria acusado, em um programa de TV, a cantora Preta Gil de ser uma pessoa promíscua por ter sido criada em um ambiente promíscuo. Deixaremos de lado aqui o fato de Bolsonaro ter ou não entendido a pergunta da cantora, o fato de sua afirmação ter sido ou não racista, o fato de Bolsonaro cometer exageros para obter espaço na mídia e nos eleitorados neo-conservadores, velhos conservadores e menos escolarizados desesperados. Concentremo-nos no adjetivo atribuído por Bolsonaro a Preta Gil e ao ambiente na qual foi criada: promíscuo. Quem sabe não acabemos por ver que Bolsonaro está certo, que existem boas chances de Preta Gil ser, sim, promíscua e de ter sido, sim, em um ambiente promíscuo. Mais, grandes são as chances de que você também seja promíscuo, tenha sido criado ou freqüentado muitos ambientes promíscuos e ainda se orgulhe muito disso!

 

Segundo o Houaiss edição de bolso do Golias – o gigante bíblico não o comediante televisivo – que eu sempre consulto (pasmem!) o sentido principal (o indicado com o número 1) de promíscuo é misturado, heterogêneo. Logo, a padaria aqui da esquina é um lugar promíscuo, a escola é um lugar promíscuo, o Brasil é um país promíscuo e estamos todos juntos e promíscuos. Contudo, sabemos que as palavras têm vários sentidos (e alguns são esquecidos), assim como sabemos que Bolsonaro estava se referindo ao sentido marcado no Houaiss pelo número 4, no qual, promíscuo é sinônimo de pervertido. Mais exatamente, uma perversão que implique em riscos para a saúde.

 

Agora resta a dúvida: o que exatamente configuraria um ato pervertido o bastante para incorrer em riscos à saúde? Seria algo no estilo Nove e meia semanas de amor ou O Império dos Sentidos? Ou algo semelhante a O Ultimo Tango em Paris já bastaria? Complicado. Como tudo que diz respeito à vida privada e ao pensamento pessoal é muito difícil traçar a linha de onde começa e onde termina a perversão (talvez, o fato de ser possível traçar uma linha já faça com que a coisa não seja tão pervertida assim….). Então, foquemos no segundo aspecto do significado: o fato de que o comportamento sexual promíscuo configura um risco para à saúde. Para isso, consultemos a definição da OMS (Organização Mundial de Saúde), afinal quem melhor para definir o que pode causar malefícios?

 

Promiscuidade, para a OMS, não é definida pela qualidade e sim, pela quantidade. E, nesse ponto, enche de razão, nessa discussão, o Deputado Bolsonaro. Para a OMS, é definida como promíscua a pessoa que teve intercurso sexual com três ou mais parceiros sexuais diferentes em um período de doze meses. Não acompanho as revistas de fofocas nem o TV Fama, mas suspeito que Preta Gil possa já possa ter superado tal numero. Tenho certeza de que muitos brasileiros já superaram tal número. Tenho certeza de que qualquer homem que não tiver atingido tal número fará questão de dizer que atingiu, que o superou em muito, e encherá a boca pra dizer: sou muito promíscuo.

 

Aplicando a definição da OMS, podemos considerar então que um ambiente onde se encontrem pessoas promíscuas seja considerado promíscuo. Sendo assim, grandes chances de Preta ter crescido em um ambiente ao qual caiba tal adjetivo. Aliás, podemos dizer até que o filho do Bolsonaro cresceu em um ambiente assim, pois a OMS considera o Brasil um país promíscuo…

 

Então, embora seja retrogrado, viúvo da ditadura, homofóbico e viciado em atenção, nessa declaração Bolsonaro estava certo, ao menos do ponto de vista da OMS. Pelo visto, Bolsonaro e a OMS estão em sintonia não apenas no que diz respeito à definições terminológicas, mas também na caretice e na sumarização do julgamento do comportamento alheio….

Comentários sobre Quem é promíscuo levanta a mão