Celebrando o dia dos namoradosao redor do mundo!O Brasil é bastante original em termos de comemorações de datas festivas. E talvez o melhor exemplo disso é o dia dos namorados, que por aqui é comemorado no dia 12 de junho. Vale lembrar que na maior parte dos países, a data é celebrada no dia 14 de fevereiro – diretamente relacionada com o dia de São Valentim, um bispo romano que realizava casamentos mesmo com a proibição do imperador Cláudio II.

E então a pergunta que não quer calar é a seguinte: Por que os brasileiros comemoram a data no dia 12 de junho? A resposta é simples. Tudo remonta ao dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro, que é celebrado no dia 13 de junho. Portanto, o dia anterior ao de Santo Antônio foi escolhido para celebrar o dia dos namorados. Os casais trocam presentes entre si, fazem declarações de amor nas redes sociais e a data se torna uma grande festa.

Mas e em outros países do mundo? Além do fato de muitos comemorarem no dia 14 de fevereiro, quais são as outras diferenças? Pensando nisso, a Language Trainers Brasil resolveu te contar como a data é celebrado em outros locais do nosso planeta!

1. Dinamarca
Celebrado no dia 14 de fevereiro, o dia dos namorados na Dinamarca é comemorado desde a década de 90. Um costume bem tradicional que acontece por lá é o gaekkebrev – nada mais é do que uma carta toda recortada com um poema e assinada por pontos (anônima). A pessoa tem que adivinhar quem mandou e se acertar, tem direito a um ovo de chocolate na páscoa seguinte. Outra tradição é a troca de pães doces e flores brancas (campânulas-brancas).

800px-Gækkebrev_2

Exemplo de gaekkrebev. Foto via Wikimedia

2. Argentina
Os nossos hermanos são considerados muito apaixonados, por isso, além da comemoração tradicional do dia 14 de fevereiro, existe também a semana da doçura. Esta celebração tem a duração de uma semana e acontece no mês de julho, quando os namorados trocam doces entre si.

3. Japão
O dia dos namorados no Japão tem tudo a ver com chocolate. Isto acontece porque no dia 14 de fevereiro, as mulheres tem que dar chocolates para os homens. Apenas um mês depois, no dia 14 de março, chamado de “White Day”, é que os homens retribuem o favor – mas com chocolates brancos e que devem ser mais caros do que o que eles ganharam.

800px-Valentines_Day_Chocolates_from_2005

Os chocolates são um símbolo mundial do dia dos namorados. Foto via Wikimedia

4. África do Sul
A data é comemorada no dia 14 de fevereiro e a peculiaridade que podemos encontrar por lá é o curioso fato de que jovens meninas (e em alguns locais, meninos também) costuram o nome de suas paixões nas mangas de suas roupas, ficando visível para todos. Esta tradição foi baseada no Lupercalia, um antigo festival romano.

5. País de Gales
O dia dos namorados em Gales é comemorado no dia 25 de janeiro, no dia de St Dwunwen – o santo do amor no país. Os galeses realizam uma troca de colheres de madeira com o cabo esculpido com figuras românticas – são as famosas “lovespoons”. A tradição teve a sua origem no século XVI.

LoveSpoons

As famosas “lovespoons” são muito tradicionais no País de Gales. Foto via Wikimedia

Gostou de saber mais sobre como esta data é comemorada ao redor do mundo? Imagina poder comemorar o dia dos namorados com uma viagem para algum destes países e se render a cultura local? Para isso, você e o seu amor devem falar uma segunda língua! Claro que nós da Language Trainers não podemos te ajudar a encontrar um amor, mas sem dúvidas, podemos te ajudar a falar outro idioma! Faça um teste de nível online e GRATUITO no nosso site e comece a estudar com a melhor escola de línguas do Brasil!

Comentários sobre Celebrando o dia dos namorados ao redor do mundo!