4 Estratégias Para Aprender uma Língua Com Recursos Limitados

Recursos Limitados = Pouco Dinheiro:

Quando você não estiver numa situações que lhe obrigue aprender um novo idioma (quando tem que mudar de país ou por questão de trabalho) pode ser um pouco desafiador assimilar seus pensamentos e comunicações em outro idioma, ou seja: tem que se esforçar um pouco para manter a cabeça pensando na língua que você quer aprender sem ter que pagar fortunas se a grana está curta.

É bem mais fácil continuar com o português (ou a sua própria língua nativa) por conveniência mas encontrar oportunidades para aprender e praticar o que você está aprendendo, pode ser difícil.

As vezes é necessário ser um pouco criativo com as formas em que se pratica a linguagem quando não é possível fazê-lo de uma forma orgânica. Aqui estão 4 maneiras de praticar um novo idioma, mesmo que você não esteja cercado por falantes nativos na vida real nem tem dinheiro para estar viajando por todos os lados do mundo. Mas, tenha em mente que é sempre melhor estar exposto a falantes nativos o mais rápido possível, mesmo que seja de forma DIGITAL.

Imagem: Flickr

1. Encontre um ótimo podcast on-line e ouça, ouça, ouça

Não está cercado pela sua língua-alvo, bem, nunca? Não se preocupe – basta encontrar um ótimo podcast e ouvir. Idealmente, os melhores podcasts serão longos, feitos por falantes nativos e um tanto interessantes. E talvez você não precise pagar muito dinheiro por eles. Muitas vezes, os podcasts são baratos ou gratuitos e podem ser ótimas maneiras de complementar sua exposição ao idioma.

+DICAS DE PODCAST:

 

Os podcasts também são incrivelmente convenientes, pois você pode ouvi-los no caminho para a escola ou o trabalho, durante o dia, quando estiver estudando ou quando quiser. Certifique-se de aproveitar todo o seu potencial para praticar.

2. Selecione uma série de TV no Netflix e fique viciado

Nunca subestime o poder de assistir TV na língua que está estudando. Você pode escolher o gênero, os tópicos, a intensidade e o idioma. Certifique-se de adicionar legendas para obter o dobro da exposição. Assistir e ouvir falantes nativos na tela as vezes é muito mais interessante do que sentar em sala de aula.

 

+LEIA MAIS:

 

Confira essa novidade que postamos na nossa fan-page no Facebook:

 

+LEIA MAIS:

 

3. Assine os canais do YouTube no seu idioma preferido

Hoje em dia, parece que o YouTube está em todos lados: computador, smartphone, smart tv, etc. O melhor do YouTube é a sua influência está em toda parte, é super democrático porque qualquer um pode postar conteúdo e é uma ótima maneira de incorporar mais idiomas nativos à sua rotina de aprendizado.

Certifique-se de que você não subestime o potencial de usar o YouTube e outros programas semelhantes a seu favor.

Se você gosta de video games recomendo o canal do Metal Jesus Rock. Ele é um roqueiro gamer e tem um sotaque bem claro e fácil de entender:

Caso goste de ciência você não pode deixar de ver esses dois canais abaixo (ambos possuem legendas, basta ativar nas opções do YouTube):

 

Gosta de política e economia e de espanhol? Aqui está uma ótima sugestão:

4. Junte-se a um clube ou grupo de idiomas em sua cidade para procurar falantes nativos

Sim, sim, eu sei! Não são todas as cidades no Brasil que tem muitos estrangeiros.  Porém vivemos em uma era de globalização e às vezes pode ser surpreendente o quão pequeno é o mundo e quantos pessoas de outros lugares (ou mesmo brasileiros que sabem falar outras línguas) estão ao nosso redor.

Tente participar de alguns clubes ou intercâmbios linguísticos localmente para se conectar com falantes nativos da língua que você sonha aprender.

Só porque você não mora no outro lado do mundo, não pense que você ainda não pode melhorar suas habilidades e habilidades no idioma de maneiras divertidas e econômicas.

Que dicas você tem para continuar a aprender um idioma quando falantes nativos são escassos? Por favor, compartilhe conosco nos comentários!

Quer ler esse artigo em sua versão original em inglês? Acesse o blog da Language Trainers Internacional e confira esse e muitos outros textos super interessantes.

 

Comentários sobre 4 Estratégias Para Aprender uma Língua Com Recursos Limitados