6 Dicas Para lhe Ajudar a Atingir os Seus Objetivos de Aprendizagem de Idiomas em 2018

É quase carnaval e logo após a festança, ao menos no Brasil, o ano começa de verdade. Você fez promessa de ano novo que aprenderá um novo idioma em 2018. Isso pode ser uma perspectiva emocionante e aterrorizante, e você pode estar preocupado com a forma como você vai conseguir esse objetivo.

Não desista da sua promessa. Aqui listamos algumas dicas de como atingir esses objetivos e aprender um novo idioma em 2018!

Foto: Flickr

1. Lembre-se a razão 

Você deve se manter motivado se quiser aprender com sucesso esse novo idioma, então procure maneiras práticas de lembrar-se porque você quer aprende-lo. Coloque anotações ao redor do seu local de estudos com citações inspiradoras e palavras de encorajamento.

Sempre que perder o seu foco ou comece desanimar, olhe para essas notas e lembre-se porque exatamente quer aprender essa, ou essas, língua(s) em primeiro lugar. Essas pequenas dicas vão lhe ajuda com a motivação!

2. Encontre imersão

Muitas pessoas vão te dizer que a única maneira de aprender um novo idioma é através da imersão, e isso pode deixar você sentir como se tivesse perdido no jogo de idioma antes mesmo de começar a jogar.

Enquanto a imersão é uma maneira incrível de adquirir habilidades linguísticas, na verdade você não precisa viajar para o exterior para encontrá-la. Com toda a tecnologia que temos à nossa disposição nos dias de hoje, é mais fácil do que nunca encontrar maneiras criativas de incorporar um idioma em sua vida diária, não importa onde você mora. Netflix, Spotify, YouTube, canais internacionais na tv a cabo são maneiras de ajudar nessa imersão.

Foto: Flickr

3. Não desista

Aprender um novo idioma não vai ser fácil e se alguém lhe que vai ser, eles estão mentindo para você. Muitos estudantes sentem-se como se houvessem atingido um muro e não conseguem passar deste ponto ao sentir que não estão aprendendo mais nada.

Nós estressamos por não ter um vocabulário suficientemente grande, ou cometer muitos erros quando falamos, ou não saber a gramática com a complexidade que desejamos e  com a rapidez que queremos.

Ao invés de deixar essas coisas levá-lo a desistir de seu sonho de falar uma língua estrangeira, que tal dar uma olhada no que você conquistou até agora? Olhe para trás, para os últimos meses que você estudou, perceberá que você realmente fez progresso.

O que você não conseguiu aprender, então, que você pode aprender agora? Você ficará surpreso ao notar que avançou e nem sequer percebeu.

4. Criar prioridades

Aprender um novo idioma pode não ser a sua única promessa de ano novo, mas se você não se organizar com respeito às coisas que prometeu na virada do ano, pode ser que não consiga realizar nem uma delas.

Aprenda a priorizar o que realmente interessa. Isso pode significar que você terá que fazer alguns sacrifícios, mas no final vale a pena! Então, em vez de gastar aqueles 30 minutos extras assistindo Netflix, por que não usá-los para estudar alemão?

Em vez de ouvir música no caminho do trabalho, e se ajustar a um podcast espanhol? Essas pequenas mudanças nas prioridades somarão grandes resultados.

5. Gerenciar expectativas

Sabemos que é difícil, mas tente evitar criar expectativas muito grandes em sua aprendizagem de línguas. Você pode dizer que você será fluente em russo em 6 meses, mas conseguir atingir esse objetivo é algo BEM diferente.

Se você definir expectativas irrealistas, ficará sobrecarregado e é muito mais provável que desista na metade dessa “jornada”.

Ao invés disso, dê-se as expectativas gerenciáveis e possível, como aprender a encomendar uma refeição em francês em 3 semanas, ou ser capaz de ter uma conversa básica em mandarim em um mês. Evite objetivos amplos e abrangentes, procure criar metas pequenas e  facilmente alcançáveis!

Foto: Flickr

6. Utilize ferramentas

A tecnologia tornou a aprendizagem de línguas muito mais fácil. Já se foram os dias em que tínhamos que confiar em livros didáticos ou limitar ao curso de idioma do bairro em que você mora.

Hoje em dia já é possível ter aula com os melhores professores possíveis de manera on-line e também estudar em qualquer lugar do mundo ou do Brasil que vocês esteja.

Você pode se conectar com falantes nativos e fazer troca de idiomas, ou usar jogos online, podcasts e outras ferramentas para manter sua aprendizagem no caminho certo. Aproveite todas essas ferramentas porque nunca houve um momento melhor para aprender uma nova linguagem com tanta tecnologia e facilidades ao redor.

Quer descobrir e aprender mais? Faça um teste de nível grátis do idioma que você pretende aprender.

Caso queira ler este artigo em sua versão original em inglês, visite o blog internacional da Language Trainers.

 

Comentários sobre 6 Dicas Para lhe Ajudar a Atingir os Seus Objetivos de Aprendizagem de Idiomas em 2018